Elas foram notícia em Santos no século passado.
NATAÇÃO – Em janeiro de 1941, a atleta do Clube de Regatas Saldanha da Gama, Yvone D’Ascola, foi a vencedora da III Travessia a nado do canal entre Santos e Guarujá.
RAINHA DOS ESTUDANTES – Leontina Duarte, representante do Grêmio Coelho Neto, foi eleita Rainha dos Estudantes em 1953. O concurso era promovido pelo Centro dos Estudantes de Santos, considerada a entidade estudantil mais antiga do país. O baile da coroação foi no Grill do Atlântico e contou com as orquestras de Cabral Jr. J. Pinto e Pascoal Melilo. Deve ter sido bem animado o evento. Irene Peres e Diva Enckin ficaram com o título de princesas, mas não foi publicado o nome das entidades que elas representavam.
BLOCO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS – Anos 1950. A vida voltava ao normal na quarta-feira de cinzas, mas não no Centro da Cidade, onde os foliões detidos durante o Carnaval por infrações leves como embriaguez, brigas, desordem etc. eram liberados ao meio-dia. Palhaços, arlequins e piratas deixavam a cadeia cabisbaixos, com o vexame já que não faltava público para assistir ao desfile fora de hora, sem contar os familiares que iam buscá-los e o olhar curioso do pessoal que passava para o trabalho. Outros tempos.
ETERNO REI MOMO – Uma homenagem a um santista muito especial. WALDEMAR ESTEVES DA CUNHA (1920-2013) foi por décadas (com uma interrupção em 1956) o Rei Momo da cidade. Morava no Campo Grande e a paixão pelo Carnaval começou bem cedo, participando todos os anos do banho à fantasia promovido pelo Clube de Regatas Saldanha, o famoso “Dona Doroteia, vamos furar aquela onda?”, formado na década de 1920. Em 1950, foi eleito Rei Momo num concurso promovido pelo jornal DIÁRIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário