terça-feira, 13 de janeiro de 2026

CASA BANDEIRISTA

 

Um cenário bucólico...

O Itaim tem origem rural como quase todos os bairros paulistanos. O nome é de origem Tupi e significa pedrinha. A ocupação da área ocorreu no século dezessete, mas a data é desconhecida; o loteamento, entretanto, começou nos anos de 1930. No processo de urbanização sobrou a casa seiscentista, encravada numa das áreas mais valorizadas da cidade, a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Encontra-se abrigada à sombra do Edifício Pátio Victor Malzoni (projeto de Bottu Rubin Arquitetos), no meio de um jardim.

            Hora de almoço. Calor de 34 graus. Um movimento intenso de pessoas que se dirigem aos restaurantes e lanchonetes do entorno e passam indiferentes pela casa que faz parte do seu cotidiano. Observo a paisagem – o antigo e o moderno, o viver penoso dos primeiros paulistas e as facilidades dos dias que vivemos. A casa rústica e os majestosos prédios de vidro que dispõem de todo conforto... Na verdade, ela também é o resultado do esforço das equipes do DPH e o CONDEPHAAT, com acompanhamento do Ministério Público, para evitar seu desaparecimento. Tombada em 1982, ela foi praticamente reconstruída a partir das ruinas e com base em trabalhos de pesquisa para que se conseguisse o resultado almejado.

            Em 1896, o general José Vieira Couto de Magalhães, herói da Guerra do Paraguai e último presidente da Província de São Paulo, comprou o Sítio do Itaim que mais tarde vendeu para o irmão mais novo, Leopoldo ou Bibi, como era conhecido. Explicada, pois, a origem do Bibi no nome do bairro. Arnaldo Couto de Magalhães, filho de Bibi, foi quem fez o loteamento da propriedade dando origem ao Itaim Bibi. A Casa Bandeirista foi sede do sítio e tombada em 1982.

    Em 2008, a incorporadora Company / Brookfield assumiu a propriedade da casa, situada no meio do terreno de 19.366,00 m² e modificou o projeto original do centro comercial, criando o vão central de 44m e 30m de altura, que possibilita a visão livre da casa de taipa a partir da Avenida Faria Lima. 

Endereço: Avenida Faria Lima, 3.477. 



A Casa e o vão do edifício Malzoni.

A capela: parede de taipa do altar.

     Para conhecer detalhes do restauro da Casa do Itaim ver:
 https://revistarestauro.com.br/resgatar-das-ruinas-a-casa-bandeirista-do-itaim-bibi/ 

Nenhum comentário: