domingo, 24 de dezembro de 2017

OS ENDEREÇOS DE PAPAI NOEL
Se Papai Noel existe ou não, não vem ao caso. O certo é que ele tem dois endereços nos Estados Unidos. Nada incomum. Muita gente tem. Como ser de ficção, entretanto, pode estar ao mesmo em ambos os lugares. Não acredita? Quem se dispuser a fazer uma visita pode escolher o estado de Indiana ou da Georgia. Claro que por lá ele é conhecido como Santa Claus, nome das duas cidades norte-americanas onde parece Natal o ano inteiro. 
Em Indiana, a cidade de Papai Noel fica no condado de Spencer. O povoado surgiu em 1854 e era conhecido como Santa Fe, mas ao se estabelecer o posto do correio, houve um problema com a denominação, pois já havia uma cidade com esse nome no estado. Depois de muitas reuniões e debates, a população decidiu por Santa Claus e assim ela se tornou a única agência postal do mundo com o nome de Papai Noel. Desde 1914 voluntários se mobilizam para que todas as crianças tenham suas cartinhas respondidas.
O nome da cidade se tornou popular mundo afora em 1920, quando um funcionário do correio resolveu promover o carimbo postal de Santa Claus. A medida causou um imenso fluxo de correspondência no mês de dezembro, criando sérios problemas logísticos para o correio, o que levou o departamento a não autorizar outra agência com o mesmo nome nos Estados Unidos.
Santa Claus atraiu a atenção de vários empreendedores, como Milt Harris, criador do Santa’s Candy Castle, que não só foi a primeira atração turística da cidade, como a primeira atração temática do país. Outra iniciativa foi a Toy Village, uma reprodução em miniatura da vila de Papai Noel, com patrocínio de grandes fabricantes de brinquedos em 1935.
No mesmo ano, Carl Barret, de Chicago, criou o Santa Claus Park. Entretanto, houve um desentendimento entre Barret e Harris, o que gerou uma série de processos e no abandono de seus projetos. Em 1946, Louis K. Koch abriu o Santa Claus Land que é considerado o primeiro parque temático do mundo (atualmente Holiday World & Splashin’ Safari).
Chamar Santa Claus, na Georgia, de cidade é um pouco de exagero, afinal esse lugarejo do condado de Toombs tem pouco menos de 200 habitantes. O vilarejo existe desde 27 de março de 1941 por iniciativa de Thomas F. Fuller. Além do prédio da prefeitura, há uma loja de conveniência e uma caixa postal (Box 469). As ruas por lá também têm nomes alusivos à lenda do bom velhinho, como Candy Cane Rd., December Dr., Rudolph Way, Dancer St. e Prancer St. – sendo Rudolph, Dancer e Prancer as renas responsáveis pelo transporte de Santa Claus.
Ao contrário do que se imagina, os moradores dessas cidadezinhas levam uma vida pautada na realidade.

Nenhum comentário: