quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Blecaute - NATAL DAS CRIANÇAS - Blecaute


                                 MÚSICAS NATALINAS
Os compositores acostumaram-se a criar peças musicais sobre momentos importantes de nossas vidas, tais como o nascimento, o casamento e a morte. Em um mundo que se desenvolveu sob a égide do cristianismo criaram belas músicas para celebrar o nascimento de Jesus. Não importa a religião ou a falta dela. É impossível não apreciar as composições eruditas ou populares (há muitas eruditas populares) que nos acostumamos a ouvir sempre com prazer.
Entre as obras natalinas clássicas podem ser destacadas “Adeste Fidelis”, composição de 1763 de John Francis Wade (1711-1786), “Fantasia on Christmas Carol”, de Ralph Vaughan Williams (1872-1958) ou “Joy to the world”, música publicada em 1719 e que se acredita ser originalmente de Handel.
A música brasileira tem a deliciosa marchinha natalina Boas Festas (1933)”, de Assis Valente, gravada por Carlos Galhardo. Assis Valente também é o autor de “Recadinho de Papai Noel”, que Carmen Miranda gravou em 1934. E foi também em 1934 que Francisco Alves gravou a marcha “Meu Natal” (Ary Barroso). Uma delícia é ouvir Blecaute (Otávio Henrique de Oliveira 1919/1983) cantar “Natal das crianças”, que ele compôs em 1955. Chico Buarque de Holanda compôs “Tão bom que foi o Natal”, que teria sido gravado para um disco promocional da imobiliária Clineu Rocha.  
 O repertório norte-americano para a data é primoroso. Difícil escolher. “The Christmas Song” (Bob Wells e Mell Tormé, 1945) é muito bonita, especialmente, na voz macia de Nat King Cole. Ela é conhecida também como “The Christmas Song”. “Have Yourself a Merry Little Christmas” (Hugh Martin e Ralph Blane, 1944), cantada por Judy Garland no musical “Meet me in St Louis”. A bela letra original é bastante realista, mas foi considerada depressiva por Garland e outros atores, que pediram a Martin que a tornasse mais alegre. Mais tarde Sinatra também pediria nova alteração. “Santa Claus is Coming to Town” (J. Fred Coots e Haven Gillespie, 1934), apresentada pela primeira vez no programa radiofônico de Eddie Cantor, mas teria sido tocada um pouco antes dele por Harry Reser e sua banda. “White Christmas” (Irving Berlin, 1942), gravada pela primeira vez por Bing Crosby. Esta música teve mais de 500 gravações ao longo de seus 75 anos. 

Nenhum comentário: