sábado, 7 de janeiro de 2017

BOM RETIRO: ARTE E COMPRAS.

 O belo prédio da Estação da Luz domina a região do Bom Retiro. Herança inglesa. Ao deixar a estação pela Praça da Luz o explorador da cidade tem a opção de começar sua aventura pela Pinacoteca do Estado de São Paulo (aberta de quarta a segunda das 10 às 17h30). Fundada em 1905 tornou-se museu público estadual em 1911 e é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. O prédio foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para abrigar o Liceu e Artes e Ofícios.
Após a visita à Pinacoteca e um cafezinho na saída, hora de visitar o Parque da Luz – o primeiro jardim público da cidade de São Paulo. Coreto, estátuas e lago compõem a paisagem abrigada da agitação da região. A saída pode ser pela Rua Prates para compras (ou apenas se divertir com o burburinho nas lojas) na Rua José Paulino e no cruzamento com a Ribeiro de Lima tomar o rumo da Rua da Graça em direção à Rua Três Rios repleta de atrações. No caminho há o Memorial da Imigração Judaica (Rua Lubavitch, 52) inaugurado há um ano.
Na Rua Três Rio, há o tradicional Colégio Santa Inês e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, que funciona no antigo prédio da Escola de Farmácia de São Paulo – projeto do escritório Rosa Martins e Fomm, inaugurado em 1905. A oficina foi criada em 1987, após o restauro do imóvel.
Um lugar interessante é a Casa do Povo em cujo subsolo funcionou o Teatro de Arte Israelita Brasileiro (TAIB). O prédio modernista é um projeto de Mange, Martins e Engels e data de 1953. Após a II Guerra Mundial o Instituto Cultural Israelita Brasileiro para homenagear os judeus mortos no Holocausto construiu a Casa do Povo (escola e centro cultural) e em 1960 o arquiteto Jorge Wilheim projetou o teatro de 300 lugares, que está desativado há vários anos. Foi um importante centro de resistência à ditadura.
O passeio termina na Praça Fernando Prestes onde se encontram o Arquivo Histórico de São Paulo, que inclui a Casa de Ramos de Azevedo, o Memorial Constitucionalista de 1932 em frente ao Quartel e Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Há ainda a Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC, que faz parte do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E logo à frente encontra-se a Estação Tiradentes. A igreja de Nossa Senhora Auxiliadora também compõe o cenário e vale a pena visitar.
Restaurantes não faltam nesse roteiro. O Acrópolis (Rua da Graça, 364), por exemplo, é especializado em comida grega. E o Falafelit Malka (José Paulino, 345) é famoso pelo falafel. 

Estação da Luz

Jardim da Luz

Pinacoteca do Estado de São Paulo



Nenhum comentário: