sábado, 21 de janeiro de 2017

VERÃO. VAMOS À PRAIA.

Praia Grande acaba de completar 50 anos. Em 19 de janeiro de 1967 emancipou-se de São Vicente e desde então vem crescendo continuamente. A sua história confunde-se com a de São Vicente, mas teve seus momentos únicos, afinal, foi sede de um histórico campo de aviação que recebeu pilotos pioneiros – entre os quais Saint-Exupéry (1900-1944). Fundado em 1936 como Aeroclube de Santos, ele fez parte da rota do Correio Aéreo Nacional. Evidentemente, está em ruínas. Dele restou apenas o nome do bairro.
O município, situado a 72 km de São Paulo, tem 22 quilômetros de praia, o grande atrativo da cidade. Assim, a população de 265 mil habitantes pode quintuplicar entre dezembro e março. Há quatro balneários (Flórida, Paquetá, Maracanã e Portinho) e as principais praias são Boqueirão, Ocian e Solemar. A praia do Canto do Forte é um dos lugares mais interessantes para uma visita – ela é acesso para a Fortaleza de Itaipu, que tem um papel importante na história do Brasil.
Benedito Calixto também registrou a paisagem do município, mas não identificou os locais. As duas obras não têm data, mas provavelmente são do início do século XX. (Fotos: Novo Milênio.)
“Praia Grande com carro e carroceiro” (óleo sobre marfim). Coleção particular.

“Praia Grande” (nanquim). Sem outras referências. 








Nenhum comentário: