sábado, 24 de março de 2018


CINEMA
UM REBELDE DAS TELAS
 
"Certamente não sou quem as pessoas pensam que sou.  Eu sempre faço o que quero fazer,
e meus filmes são algo pessoal para mim."
Fãs de cinema têm listas de atores e diretores preferidos. Um dos meus atores preferidos é Steve McQueen (1930-1980). Fez filmes ótimos e muitos nem tanto, mas para mim sempre é um prazer revê-lo. O ator norte-americano foi indicado para o Oscar de melhor ator por sua interpretação em Papillon, dirigido por Franklin J. Schaffner em 1973. No cinema começou em “Marcados pela sarjeta” (1956), mas não foi creditado. Em 1958 estrelou uma série de TV que durou três temporadas e 94 episódios: “Wanted: Dead or Alive”.
O sucesso aconteceu 1960 com “Sete homens e um destino”, de John Sturges, com elenco encabeçado por Yul Brynner. O filme foi uma adaptação de “Os sete samurais” (1954), de Akira Kurosawa. Em seguida fez “A grande escapada” (1963), de John Sturges; “O canhoneiro de Yang-Tsé” (1966) de Robert Wise; “Bullit”, (1968), de Peter Yates, entre muitos outros. Levou para a tela seu lado cínico e rebelde – na adolescência passou dois anos em um reformatório. Ficou conhecido como “the king of cool” por seu jeito duro, mas charmoso. Gostava da aventura e do perigo. Especialmente velocidade. Amante de motos, ele participou de corridas e tinha uma coleção com uma centena de modelos. Para participar do filme “A grande escapada”, baseado em um fato real da II Guerra, McQueen exigiu a inclusão da cena da moto, que não aconteceu na fuga verídica. Na verdade, o ator fez da moto um estilo de vida.
Envolveu-se na produção de “As 24 horas de Le Mans”, de 1971.  Esta experiência de McQueen gerou um documentário em 2015, apresentado no Festival de Cannes: “Steve McQueen: The Man & Le Mans”, dirigido e produzido por Gabriel Clarke e John McKenna. O documentário registra o esforço do ator para realizar o seu sonho de fazer um filme sobre corridas de carro, os problemas enfrentados e conta com depoimentos de pessoas que participaram da produção, da mulher e do filho do ator.
Morreu aos 50 anos, vítima de câncer no pulmão. Nasceu em 24 de março. 

Nenhum comentário: