segunda-feira, 5 de março de 2018


LE PONT DE SAINT BÉNÉZET*
Mais um rio: o Ródano e a ponte de St. Bénézet, mais conhecida como a ponte de Avignon, 2011.
Quem diria que eu ainda iria conhecer a Pont St. Bénézet, nome da célebre Pont d’Avignon cuja existência descobri nas aulas de francês do Liceu Feminino Santista. Nossa professora Anne Marie Louise nos ensinou o refrão da música que remonta ao século XV: 

“Sur le pont d’Avignon
 L'on y danse, l'on y danse
Sur le pont d’Avignon
L'on y danse tous en rond”.

O que ela nunca contou é que ninguém dançava sobre a ponte, que foi construída no século XII e tinha cerca de 900m de extensão e 22 arcos. Uma enchente do rio Rhône (Ródano) em 1660 destruiu praticamente toda a ponte, deixando apenas quatro arcos.   
        Avignon, a cidade dos Papas, fica perto de Marselha, no sul da França. No século XIV era propriedade do rei de Nápoles. Quando o Papa Clemente V se instalou lá em 1309, a igreja católica passava por uma grande crise de poder que se estendeu até 1377, ano em que Roma voltou a ser residência papal. Em 1348, o Papa Clemente VI comprou a cidade, que permaneceu propriedade da igreja até 1791, quando foi incorporada à França.
        O palácio em estilo gótico, construído entre 1335 e 1364, é um belo museu. O ingresso pode incluir a visita à ponte. O centro histórico da cidade faz parte do patrimônio mundial da UNESCO desde 1995.


Les beaux messieurs font comme ça
Et puis encore comme ça.
Sur le pont d’Avignon…  
Les belles dames font comme ça
Et puis encore comme ça.
Sur le pont d’Avignon…
 Les militaires font comme ça  
Et puis encore comme ça.  
Sur le pont d’Avignon…
Les musiciens font comme ça
Et puis encore comme ça.


Publicado originalmente em 2012.

Nenhum comentário: