quinta-feira, 22 de março de 2018


DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22 DE MARÇO
Cabo da Roca, Portugal, 2010. Foto: Hilda Araújo.
"Eis aqui, quase cume da cabeça
De
Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa
E
onde Febo repousa no Oceano
."

Luís de Camões, Lusíadas, canto III

O que você sabe realmente sobre a água? Já observou um rio? Notou a beleza das águas em movimento? À beira da praia viu as ondas se quebrarem em espuma aos seus pés e pensou de onde teriam vindo elas? Que ventos as trouxeram e que outros pés banharam? E a variação de cores do cinza ao verde? Ou azul da cor do céu? Aquelas nuvens – brancas, cinzas, negras ou intensamente coloridas pelo sol –, que passeiam desafiando sua imaginação, também são partículas de água, promessas de chuva.

“Do oceano vêm as nuvens. Das nuvens vem a chuva. Da chuva nascem os rios e dos rios nasce o oceano. Esse é o ciclo das águas. Esse é o ciclo do mundo.” Texto indiano de 3.000 anos.

Água é a fonte da vida. Não vivemos sem ela. Há 3,5 bilhões de anos surgiram dos oceanos as primeiras formas de vida – células quase invisíveis, formadas por moléculas orgânicas acumuladas na água. Paulatinamente foram se tornando organismos mais complexos. O homem só surgiu há 4 milhões de anos e um adulto é constituído de 60% de água.

Se pensa que é um bem inesgotável, engana-se. Após ser usada, retorna à natureza, porém, não é mais pura. Quando a água está ameaçada pela poluição urbana, industrial e agrícola, nós – todos os seres vivos – estamos ameaçados também. Como cinquenta por cento da água consumida não é limpa, os oceanos transformam-se em depósito de lixo. A quantidade de plástico que flutua no oceano global varia de sete a 35 mil toneladas, de acordo com técnicos da Expedição Malaspina, realizada em 2010/2011, como parte de um programa de pesquisa do governo espanhol.  

Cerca de dois terços dos homens moram a menos de 80 quilômetros do mar. Entre as dez cidades mais populosas do mundo a exceção é a capital do México. As demais encontram-se no litoral ou próximas. Tóquio (36 milhões), Deli (22 mi), São Paulo (21.391 mi), Mumbai (pouco menos de 20mi), Cidade do México (19.400 mi), Nova Iorque (19 mi), Xangai (16 mi), Calcutá (15.552 mi), Daca (14.648 mi) e Los Angeles (13 mi).
        A Organização das Nações Unidas informa que
·         “Mais de 80% das águas residuais que geramos retornam aos ecossistemas sem serem tratadas nem recicladas.
·         1.800 milhões de pessoas usam uma fonte de água contaminada por matéria fecal, o que as coloca em risco de contrair cólera, disenteria, tifo e pólio. A água não potável e infraestruturas sanitárias deficientes, assim como a falta de higiene causam cerca de 842 mil mortes por ano.
·         As oportunidades de explorar águas residuais como um recurso são enormes. A água tratada de uma forma segura é uma fonte sustentável e acessível de água e energia, assim como para obter nutrientes e outros materiais recuperáveis.” (Tradução livre.)

        O tema deste Dia Internacional da Água este ano é sobre como a natureza pode nos ajudar a superar os desafios que enfrentaremos no século XXI. O consumo insustentável dos recursos hídricos é uma ameaça real à vida na Terra. “Em 1986, o estado do Rajastão (Índia) passou por uma das piores secas de sua história. Durante os anos seguintes, uma ONG trabalhou junto com as comunidades locais para estabelecer estruturas de coleta de água e regenerar solos e florestas na região. A iniciativa levou a um aumento de 30% na cobertura florestal, os níveis das águas subterrâneas subiram em alguns metros e a produtividade das terras de cultivo aumentou.” (Fonte: UNESCO.)

Rio Nilo, entre Assuam e Luxor, 2011. Foto: Hilda Araújo.

Um comentário:

Nilton Tuna disse...

Belo e útil texto. Posso compartilhar no Facebook? Beijos.