domingo, 25 de março de 2018

O MUNDO LÁ FORA
Alexei Leonov (1934) foi o primeiro homem a deixar a capsula espacial para um passeio histórico que lhe proporcionou uma visão diferente do mundo. Ele narrou a experiência do dia 18 de março de 1965 em um artigo especial para a revista Correio da UNESCO – “Meus primeiros passos no espaço”, publicado em junho daquele ano.
Embora ele narre detalhadamente esse momento tão importante para todos os homens, selecionei apenas o trecho em que ele descreve o mundo visto de fora:
“As escotilhas pareciam enormes olhos seguindo cada um de meus movimentos. Também me olhavam as objetivas das câmeras de televisão e de fotografia. Diante de mim tudo era negro: um céu negro crivado de estrelas luminosas que, no entanto não cintilavam, e pareciam imobilizadas.
O sol também não tinha o aspecto que tem visto da Terra: à volta não havia nenhuma auréola, não havia corona; parecia enorme disco incandescente cravado no veludo negro do céu cósmico. E o próprio cosmo parecia um poço sem fundo.
Abaixo de mim movia-se o nosso planeta de cor azul-celeste. Visto do espaço, não parecia esférico, mas completamente chato, como gigantesco mapa em relevo. Só a curva do horizonte atentava a redondez da Terra.
[...]
Soltei o cinto que me prendia ao assento e entrei flutuando na câmara de ar. Fiz um sinal com a mão ao comandante, que fechou hermeticamente a escotilha. De repente abriu-se a porta externa da câmara. Um jorro cegante de luz solar invadiu a pequena câmara – luz tão forte e brilhante que parecia que alguém estivesse trabalhando lá fora com aparelhagem de solda de acetileno.”
Alexei Leonov viajou na Voskhod 2 e mais tarde voltou ao espaço em 1975 como comandante da Soyuz 19, na missão Apollo-Soyuz que registrou o primeiro encontro de norte-americanos e soviéticos no espaço.
"A noite estrelada", óleo sobre tela de Van Gogh (1853-1890). 




Nenhum comentário: