terça-feira, 8 de maio de 2018

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO

José Ferraz de Almeida Júnior é um dos grandes pintores brasileiros e a data de seu nascimento foi escolhida para homenagear com um dia especial o artista plástico brasileiro. Almeida Júnior nasceu em Itu (SP) em 8 de maio de 1850. O talento do jovem foi percebido pelo sacerdote da igreja de Nossa Senhora da Candelária, onde o rapaz era sineiro. O padre promoveu uma coleta que permitiu que Almeida Júnior fosse estudar no Rio de Janeiro e no final do curso retornou à cidade natal. Em 1876, em viagem pelo interior de São Paulo, o imperador D. Pedro II ao ver a obra do artista ofereceu-lhe uma bolsa de estudos em Paris e no seguinte.
Almeida Júnior então com 27 anos embarcou para a França, onde aprimorou sua arte; nesse período participou de quatro edições do Salon de Paris e realizou algumas de suas obras mais importantes “O Derrubador brasileiro” (1879), “O Remorso de Judas” (1880), “A fuga para o Egito” (1881) e “O Descanso do modelo” (1882). O artista retornou ao Brasil em 1882 e apresentou suas produções parisienses na Academia Imperial de Belas Artes e logo em seguida estabeleceu-se em São Paulo.
Mais tarde Almeida Júnior voltou-se para a temática regionalista, que ele já abordara em Paris com o quadro “Derrubador brasileiro”. Nessa fase se destacam, entre outros, o “Caipira picando fumo” (óleo sobre tela) e “O Violeiro” (óleo sobre tela), ambos pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 
O artista manteve por vários anos um relacionamento com Maria Laura do Amaral, casada com o primo dele que o assassinou em 13 de novembro de 1899. O crime ocorreu em Piracicaba. Almeida Junior tinha 49 anos. 

O VIOLEIRO, óleo sobre tela de 1899. Acervo: Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: