DIA DO ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO
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Almeida
Júnior então com 27 anos embarcou para a França, onde aprimorou sua arte; nesse
período participou de quatro edições do Salon
de Paris e realizou algumas de suas obras mais importantes “O Derrubador
brasileiro” (1879), “O Remorso de Judas” (1880), “A fuga para o Egito” (1881) e
“O Descanso do modelo” (1882). O artista retornou ao Brasil em 1882 e
apresentou suas produções parisienses na Academia Imperial de Belas Artes e
logo em seguida estabeleceu-se em São Paulo.
Mais tarde
Almeida Júnior voltou-se para a temática regionalista, que ele já abordara em
Paris com o quadro “Derrubador brasileiro”. Nessa fase se destacam, entre outros,
o “Caipira picando fumo” (óleo sobre tela) e “O Violeiro” (óleo sobre tela), ambos
pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O artista manteve
por vários anos um relacionamento com Maria Laura do Amaral, casada com
o primo dele que o assassinou em 13 de novembro de 1899. O crime ocorreu em
Piracicaba. Almeida Junior tinha 49 anos.
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O VIOLEIRO, óleo sobre tela de 1899. Acervo: Pinacoteca do Estado de São Paulo. |
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