sexta-feira, 8 de março de 2019

RESPEITO

 Não caiam nas armadilhas do oportunismo comercial em que o dia da mulher se transformou rapidamente. O objetivo da data, criada pela Organização das Nações Unidas, não é comemoração, mas reflexão sobre a violência e a discriminação que as mulheres sofrem (assim como os homens) ao redor do mundo em todas as culturas, independentemente de classe social. Em vez de se discutir a questão a sério a data virou perfumaria com farta distribuição de brindes, cumprimentos e elogios baratos, divulgação de poemas e músicas.
É melhor refletir sobre o quadro divulgado pela ONU em 2017: anualmente cerca de 50 mil mulheres são vítimas de homicídio – ou seja, 137 mulheres assassinadas por dia! Na maioria dos casos, os companheiros, ex-maridos ou familiares são os responsáveis pelo crime. O relatório elaborado pela ONU revelou que 58% dos casos foram cometidos por familiares. A conclusão é assustadora porque indica que a casa é o lugar mais perigoso para as mulheres.
Em vez de flores e palavrório, mais educação, esclarecimento e respeito. Hoje e todos os dias.

Existe apenas uma verdade universal, aplicável a todos os países, culturas e comunidades: a violência contra as mulheres nunca é aceitável, nunca é perdoável, nunca é tolerável” – Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU, 2007 –2017.
Nebulosa da Lagoa, imagem NASA.

Nenhum comentário: