quinta-feira, 12 de setembro de 2019

SUJISMUNDO: 48 ANOS DEPOIS NADA MUDOU.

Se me divirto procurando coisas bonitas e fora do comum nas minhas andanças, me desgasto com a falta de educação da população, visível em quase todos os bairros por onde passo. O lixo é o problema mais grave. Neste caso específico, o poder público luta contra o porcalhão e o vândalo: um acha que ruas, praças, jardins e rios são depósitos de lixo e o outro destrói as latas de lixo. Neste caso específico, o poder público luta contra o porcalhão e o vândalo: um acha que ruas, praças e jardins são depósitos de lixo e o outro destrói as latas de lixo. Encontro os varredores trabalhando e as pessoas jogando lixo no que acabou de ser limpo. Dupla falta de respeito - com a cidade e com o trabalhador. Essa falta de educação não é atributo de uma classe social. Todas têm representantes incluídos na categoria dos porcalhões.
No Parque Villa-Lobos limpinho, por exemplo, vi cocos jogados no chão ao lado das latas de lixo! No Ipiranga, pedestres não podiam usar as calçadas tomadas por entulho de alguma reforma. Na praça em frente ao prédio em que moro, deixaram um vaso sanitário. Nos jardins públicos é comum encontrar caixas de pizza, embalagens de isopor, copos e garrafas de plástico... Montes de lixo na calçada aguardando a coleta não faltam. Pode-se imaginar a rota dos consumidores irresponsáveis pelas embalagens que eles vão descartando pelo caminho. Já observaram as paradas de ônibus? No fim do dia estão cheias de pontas de cigarros. Contribuição dos fumantes.
Depois se queixam de enchentes, de bueiros entupidos e apontam para a prefeitura que nada faz... 
Lamentável. 
Observação: as fotos foram feitas entre agosto e setembro.


Bairro: Várzea do Carmo.

Ipiranga: calçadas tomadas por entulho.
Santana: muro do Parque Domingos Luís.

O personagem Sujismundo foi criado por Ruy Perotti em 1972 para uma campanha publicitária educativa promovida pelo governo federal. O boneco tinha péssimos hábitos - como jogar lixo na rua, na praia sem respeitar as outras pessoas. Vale a pena assistir ao vídeo. Os sujismundos estão à solta pela cidade. 

Nenhum comentário: