segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

FESTA DA FAMÍLIA

Natal foi a grande festa da minha infância. Embora a família fosse católica, o dia 25 de dezembro era uma confraternização da família. Nada de troca de presentes entre adultos ‒ estes eram restritos à criança da casa (no caso eu). Uma reunião familiar e íntima em torno da mesa farta e simples. Sem árvore de Natal ou presépio ‒ o costume era visitar o que Catedral de Santos montava todos os anos. Dos tempos da infância todos se foram, mas permaneceram o encanto do Papai Noel, o perfume das rabanadas banhadas em vinho e salpicadas de açúcar e canela, o som dos copos se tocando em brindes inesquecíveis e o sabor da comida temperada com carinho para aquela noite especial, que iria se repetir no último dia do ano, mas desta vez incluindo três ou quatro amigos queridos da casa. Acho que este foi o grande presente que a família me deu. 
A infância é apenas uma fase da vida, que se constitui em um continuo aprendizado. Dos contos infantis que devorei na época, um dos meus preferidos é “Peter Pan”, de Sir James Mattew Barrie (1860-1937), que os estúdios Disney transformaram num desenho maravilhoso em 1953. A vida é crescimento. 




Nenhum comentário: