quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

LEMBRANÇAS DE VIAGEM


No mundo das comunicações em tempo real, cartão postal pode parecer um anacronismo. Afinal, você faz a foto e manda na hora para seus amigos e vizinhos, via celular. Contudo, os postais resistem como se pode observar nas bancas de jornal e lojas de lembranças pelo mundo afora. 
       Em outubro deste ano o Cartão Postal completou 150 anos. A ideia foi de um austríaco. Em 1869 a ideia do professor de Economia Política da Academia Militar Emmanuel Hermann para uma correspondência rápida, com mensagem curta, sem necessidade de envelope e em papel cartonado com gravuras foi implantada pelo Império Austro-Húngaro. A novidade foi um sucesso, especialmente, por causa do baixo custo. Mais tarde a fotografia foi integrada à composição do cartão. Os cartões postais se tornaram uma forma de mostrar a realidade de países distantes, disseminar as diferentes culturas, curiosidades enquanto aproximam as pessoas. 
Museu Nacional dos Correios, Brasília.


“No Brasil, o Cartão Postal foi instituído pelo Decreto nº 7695 de 1880 pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.”

Para marcar o sesquicentenário dos cartões o Museu Nacional dos Correios em Brasília organizou a mostra “O Mundo em suas mãos: a arquitetura em formas cores e beleza”. Através dos cartões-postais o público pode observar a arquitetura do Brasil e de outros países. 
Costumo comprar postais para mim e tenho uma caixa repleta de lembranças de viagem. Estes são apenas alguns... 







Museu Nacional dos Correios: Edifício Apollo SCS, Setor Comercial Sul, 256 - Asa Sul, Brasília - DF.

Nenhum comentário: