domingo, 26 de julho de 2020

OS 107 ANOS DO VIADUTO SANTA IFIGÊNIA


O Viaduto Anhangabaú (1892), o primeiro a ser construído em São Paulo,  proporcionou o crescimento da cidade a tal ponto que 44 anos depois precisou ser refeito com técnicas que garantissem o tráfego intenso que a metrópole ganhara ao longo dos anos. Paralelo a ele reina o belo Viaduto Santa Ifigênia que neste dia 26 de julho comemora 107 anos. Muito antes da globalização a construção do viaduto paulistano envolveu ingleses, americanos, belgas, italianos, alemães e brasileiros. O prefeito da cidade era o pernambucano Raymundo Duprat (1863-1926) que pôs em execução um projeto apresentado à Câmara em 1904 para a edificação de um novo viaduto ligando o Largo de São Bento ao Largo de Santa Ifigênia para desafogar o trânsito já intenso da região.
A autorização da construção ocorreu em 1906 e o edital de concorrência para a realização da obra só foi publicado em 1908, após aprovação do projeto definitivo e seu respectivo orçamento. O projeto foi idealizado pelos engenheiros Giulio (Júlio) Micheli (1862-1919), Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá. Estilo: art nouveau.
As obras só começaram dois anos depois graças a um empréstimo dos ingleses no valor de 250 mil libras. A estrutura metálica, com cerca de mil e cem toneladas, foi importada da Bélgica; a empresa norte-americana Lidgerwood Manufaturing Co. Ltda., estabelecida no Brasil desde os tempos do Império, encarregou-se da montagem, enquanto a execução das fundações foi responsabilidade do mestre de obras alemão Johann Grundt.
O viaduto foi concluído três anos depois e inaugurado com muitas festas no dia 26 de julho de 1913. Ele tem 225 metros de comprimento, por 13,60 metros entre as guardas e um declive de 6 mm. O nome só foi oficializado em 1916.
Ao longo desses 107 anos a obra de arte passou por dois restauros: em 1978 e em 2000. No primeiro, a estrutura foi recuperada e ganhou pintura dourada, o piso recebeu revestimento de pastilhas e ainda instalaram-se luminárias de estilo antigo. Nessa ocasião foi anexada a escada metálica de acesso ao Vale do Anhangabaú e o viaduto tornou-se exclusivo para pedestres.
Fotos: Hilda Araújo.

Nenhum comentário: