O Viaduto Anhangabaú (1892), o primeiro a ser construído em São Paulo, proporcionou o crescimento da cidade a tal ponto
que 44 anos depois precisou ser refeito com técnicas que garantissem o
tráfego intenso que a metrópole ganhara ao longo dos anos. Paralelo a ele reina o belo Viaduto Santa Ifigênia que neste dia 26 de julho comemora 107
anos. Muito antes da globalização a construção do viaduto paulistano envolveu
ingleses, americanos, belgas, italianos, alemães e brasileiros. O prefeito da
cidade era o pernambucano Raymundo Duprat (1863-1926) que pôs em execução um
projeto apresentado à Câmara em 1904 para a edificação de um novo viaduto
ligando o Largo de São Bento ao Largo de Santa Ifigênia para desafogar o trânsito
já intenso da região.
A autorização da construção ocorreu em 1906 e o edital de
concorrência para a realização da obra só foi publicado em 1908, após aprovação
do projeto definitivo e seu respectivo orçamento. O projeto foi idealizado
pelos engenheiros Giulio (Júlio) Micheli (1862-1919),
Giuseppe Chiapori e Mário Tibiriçá. Estilo: art
nouveau.
As obras só começaram dois anos depois graças a um empréstimo
dos ingleses no valor de 250 mil libras. A estrutura metálica, com cerca de mil
e cem toneladas, foi importada da Bélgica; a empresa norte-americana Lidgerwood
Manufaturing Co. Ltda., estabelecida no Brasil desde os tempos do Império, encarregou-se
da montagem, enquanto a execução das fundações foi responsabilidade do mestre
de obras alemão Johann Grundt.
O viaduto foi concluído três anos depois e inaugurado com
muitas festas no dia 26 de julho de 1913. Ele tem 225 metros de comprimento,
por 13,60 metros entre as guardas e um declive de 6 mm. O nome só foi oficializado
em 1916.
Ao longo desses 107 anos a obra de arte passou por dois
restauros: em 1978 e em 2000. No primeiro, a estrutura foi recuperada e ganhou
pintura dourada, o piso recebeu revestimento de pastilhas e ainda instalaram-se
luminárias de estilo antigo. Nessa ocasião foi anexada a escada metálica de
acesso ao Vale do Anhangabaú e o viaduto tornou-se exclusivo para pedestres.
Fotos: Hilda Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário