terça-feira, 28 de julho de 2020

VERBOS IRREGULARES


Assim, à toa, lembrei-me de Dona Zulmira, professora de Português do Liceu Feminino Santista, que costumava dar um visto no caderno para conferir se fazíamos o dever de casa. Era uma senhora baixinha, gordinha e de cabelos brancos, que à medida que passava de uma carteira para outra dizia, ameaçadoramente, que os erros saltavam a seus olhos instantaneamente. Eu, com 12/13 anos, acreditava, piamente. Suas aulas eram ótimas. Guardo até hoje o caderno do segundo ano e ainda o consulto e por isso sei que ela nos enganava. Encontrei erros aqui e ali. Seus ensinamentos só nos enriqueceram e mesmo aqueles que se mostraram dispensáveis têm um lugar especial na minha memória.
Como o verbo apropinquar/apropinquar-se cuja conjugação aproximava-se de um trava-língua. Nunca o usei, mas às vezes me vem à memória. Uma memória que, com o tempo, vai se tornando estranha. Capta nos seus escaninhos palavras que saíram de moda ou são de pouco uso. Como no dia em que passando por uma vitrine vi o objeto que pareceu o presente ideal para um velho amigo em busca de novas atividades. Entrei e perguntei o valor do almofariz à balconista que me garantiu não ter produto. “Não? Há um na vitrine.” Ela se surpreendeu e pediu que lhe mostrasse. Saímos e mostrei-lhe o almofariz de pedra. “Ah! Pilão!” Pensei com meus botões por que escolhera logo almofariz? Sei lá... Ou como no dia em que só me ocorria a palavra em inglês que, no momento não me ajudava em nada...  Pensei em moscar-me ‒ ah! Outro verbo dos tempos de Dona Zulmira, que não se apiedava de nossa ignorância e, nós, meninas do Liceu, resfolegávamos depois de conjugar esses verbos tão irregulares...
A lição é de 4 de março de 1957. 

O Liceu Feminino Santista abriu as portas para os meninos e assim teve o nome mudado para Liceu Santista; mas mudou de endereço também deixando a Vila Nova (Rua da Constituição) para o Jose Menino (Avenida Francisco Glicério). As lembranças permanecem com as meninas, já não tão meninas. (Foto: Hilda Araújo.)




Um comentário:

Hilda Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.