quarta-feira, 20 de março de 2024

NOVOS CAMINHOS


Que tal explorar a Zona Leste da cidade? Deixar a zona de conforto e ir mais adiante? Que tal um dos bairros mais antigos da cidade? São Miguel Paulista. No metrô Paraíso, me informo que tenho de tomar o trem no Brás. Os trens metropolitanos são muito bons e limpos. Caminho pelos corredores da estação de onde partem três linhas – a 10 Turquesa, a 11 – Coral e a 12 – Safira, mas não vejo a indicação das plataformas de embarque e quem me socorre é a mocinha de um quiosque de doces. Safira é a minha cor. O trem está na plataforma e tem poucos passageiros, mas algumas pessoas, não entendo o motivo, preferem sentar-se no chão. O ar condicionado é um alívio. Acho um lugar e me acomodo. Logo depois chega uma senhora, senta-se ao meu lado, ajeita-se e me pergunta se o trem vai para São Miguel. Sorrio e digo que esperava que sim, porque não vi ninguém para confirmar. Entra um senhor e ela pergunta se era aquele o trem, ele confirma e senta-se do outro lado. Ela já vai me dizendo que vão a um hospital, enquanto mexe no bolso externo da bolsa e resmunga que tentaram roubá-la pois o zíper estava fechado quando saiu de casa. Ela ri porque estava vazio.

            A viagem começa e a primeira parada é velha conhecida: Tatuapé (Caminho dos tatus), um bairro de IDH bastante elevado (0,936). Passamos por Engenheiro Goulart, onde se encontra o Parque Ecológico do Tietê cuja finalidade é preservar a várzea do rio Tietê. Pobre rio! Quem seria esse engenheiro? A homenagem é a Aristides de Oliveira Goulart, engenheiro e militar brasileiro, formado em 1890. Em 1893 foi cedido pelo Exército à Estrada de Ferro Central do Brasil e retornou ao serviço militar em 1896, mas voltou à empresa ferroviária em 1899 e por lá ficou até 1910, quando reingressou no Exército onde permaneceu até a reserva dois anos depois como general.

            Próxima estação: USP/Zona Leste. Merece uma visita especial. Vamos a Comendador Ermelino. A estação foi inaugurada em 1926 e o nome é uma homenagem ao terceiro filho do conde Francisco Matarazzo. Durante a I Guerra, ficou no comando do grupo enquanto o pai manteve-se na Itália. O distrito já fez parte de São Miguel, emancipou-se em 1959. Característica: bairro-dormitório.

            Minha vizinha muda para o banco do lado do companheiro. Chegamos a São Miguel Paulista. A viagem durou 40 minutos. Ao sair do trem sou envolvida pelo ar quente e sufocante desse último dia de verão. Pergunto pela praça do forró e fico aliviada por saber que é perto. Na verdade, a estação é praticamente na praça cujo nome verdadeiro é Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra. Na calçada em frente, muitos vendedores ambulantes. Meu destino é a Capela dos Índios, a segunda antiga de São Paulo, século XVI, mas está fechada, sem contar que está protegida por uma cerca. Terei que voltar – abre às quintas-feiras e aos domingos. Vou visitar a matriz, mas essa é outra história. 



Capela de São Miguel Arcanjo, São Miguel Paulista. Foto: Hilda Araújo.

Nenhum comentário: