sexta-feira, 26 de setembro de 2025

SÃO PAULO E O TRÓLEBUS HISTÓRICO

O trólebus, aquele veículo enorme, confortável, sem solavancos, seguro, desliza macio pelas ruas da cidade, silencioso, preso por uma alça a uma rede elétrica, faz parte da minha história. Em Santos o trólebus da linha 54 Centro – Orquidário passava em frente à minha casa, na Rua Constituição e, quando fui para a Faculdade em 1967, era ele que eu tomava todas as noites na esquina com a Rua Sete de Setembro para descer na Rua Euclides da Cunha, perto do Orquidário, onde ficava a Faculdade de Filosofia. E, num desses acasos da vida, quando me instalei em São Paulo na Aclimação, novamente, lá estava o trólebus passando em frente do prédio em que morava. Dessa vez, era o 408 A – 10, a linha de trólebus mais antiga do Brasil: 76 anos.  

São Paulo foi pioneira no Brasil na implantação de veículos elétricos. Eles eram importados dos Estados Unidos e Inglaterra e começaram a rodar em 22 de abril de 1949. Inicialmente, o trajeto se estendia da Praça General Polidoro e à Praça João Mendes. Foi bem mais tarde que a linha se estendeu da Aclimação a Perdizes, passando por sete bairros.

            Espero que os trólebus continuem rodando por São Paulo ou pelo menos a linha Cardoso de Almeida/Machado de Assis. Encostá-los é desperdício de dinheiro público, pois significa abandonar toda a rede elétrica e a mão de obra especializada... A Prefeitura ressalta o fato de que os veículos novos movidos à bateria não são poluentes; ora, os – os trólebus (210) também não são poluentes, rodam com energia elétrica.

            Aqui fica a proposta de um passeio de uma hora aproximadamente por sete bairros de São Paulo – Aclimação, Liberdade, Centro, Vila Buarque, Higienópolis, Pacaembu e Perdizes, repletos de pontos históricos, casas de espetáculos, museus, igrejas e paisagens pitorescas. Se der sorte pode ser até que haja um trólebus circulando, o que reforçará o aspecto históricos da viagem.

           


2 comentários:

Nilton Tuna disse...

Acho que você deveria acrescentar o roteiro do texto original. É bem útil.

Hilda Araújo disse...

Boa noite, Nilton. Havia esquecido deste texto. Vou publicar o outro novamente. Obrigada.