sábado, 31 de março de 2018


CURIOSIDADES DA ACLIMAÇÃO

O Parque da Aclimação é a sala de visitas do bairro, afinal, lá é possível encontrar praticamente todo mundo da vizinhança – correndo, fazendo tai chi chuam ou ginástica dançante, jogando futebol ou vôlei, lendo, passeando com o cachorro ou simplesmente observando a paisagem. Há quem o utilize apenas para cortar caminho (como eu). Com uma área de 112 mil metros quadrados, o parque tem concha acústica, playground e espaço para piquenique, além de obras de arte do escultor e pintor Arcângelo Ianelli (1922-2009).
Vivem na área 85 espécies de fauna. A maioria, aves como quero-quero, joão-de-barro, sabiás e chupins. É possível observar garças, socós, martins-pescadores e biguás se alimentando no lago. Foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1986. Rua Muniz de Souza, 1119 – Funciona das 6h às 20h.
Lago do Parque da Aclimação, 28/3/2018.
 Ao lado do parque encontra-se também a Biblioteca Pública Municipal Raul Bopp, especializada em meio ambiente. Foi criada em 1961 e em 1973 passou a se chamar Biblioteca Infanto-juvenil Ophelia França, em homenagem a uma antiga funcionária; entretanto, em 1973, por uma dessas coisas inexplicáveis, a homenageada perdeu a vez em favor do poeta modernista Raul Bopp (1898-1984). Nada contra Bopp, mas tudo a favor de Ophelia. A biblioteca tem dois mil títulos no acervo. Rua Muniz de Souza, 1155.
O entorno do parque é bem interessante. Nas ruas Brás Cubas e Pedra Azul, há vários barzinhos especializados em espetinhos que ficam lotados à noite; há também bons locais para almoçar ou fazer um lanche rápido.
Na Rua Pedra Azul fica a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começou em 1952 em Santana, depois mudou para o Ipiranga e em 1956 instalou-se na Aclimação. Quem quiser saber mais detalhes dessa escola tão importante pode visitar o blog: https://surdohk.blogspot.com.br/
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Faria Lima (onde voto) fica na Rua Ametista, 50. Começou a funcionar em 1957 com a denominação de Escola Mista da Aclimação e só mais tarde ganhou o nome do ex-prefeito paulistano José Vicente Faria Lima (1909-1969), gestão 1965-1969.
Vale a pena fazer um passeio pelas cercanias do parque para descobrir muitas coisas bonitas. Como a Praça Jorge Cury. É um jardim com escadarias de acesso da Rua Muniz de Souza à Rua Alabastro, onde se encontra um mirante, que dá um belo arremate à rua. Embora tombada pelo CONDEPHAAT em 1986, a construção se encontra toda coberta de grafites de mau gosto. Uma pena. Jorge Cury (1892-1973) foi um popular e bem sucedido comerciante da famosa Rua Vinte e Cinco de Março, no Bom Retiro.
Praça Jorge Cury: o mirante, na Rua Alabastro.

E as escadarias que levam à Muniz de Sousa.

Nenhum comentário: