sexta-feira, 30 de março de 2018

DESCOBRINDO A ACLIMAÇÃO

A PRAÇA

Depois da tempestade, a bonança. E o lago voltou a ter água. (29/3/18)
Se o bairro da Aclimação tem uma rua onde vários condomínios homenageiam óperas, não faltam, entretanto, ruas preciosas: Ágata, Alabastro, Ametista, Diamante, Jaspe, Pedra Azul, Rubi, Safira, Ônix, Topázio e Turmalina. Elas convergem ou encontram-se nas imediações da Praça General Polidoro, pequena e simpática. No centro da praça, fica a escultura do “Discóbolo”, que nada tem com o nosso general Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão (1802-1879), que integrou o Imperial Corpo de Engenheiros na Guerra dos Farrapos sob as ordens do então Barão de Caxias (futuro duque), participou da Guerra da Tríplice Aliança e mais tarde dirigiu a Escola Militar do Rio de Janeiro.
O “Discóbolo” é obra do escultor, pintor e ceramista ítalo-brasileiro Ottone Zorlone (1891-1967), que veio para o Brasil em 1927. A Câmara de Comércio Brasil-China é parceira da Prefeitura de São Paulo no cuidado, preservação e conservação da praça. O espelho d’água está seco há algum tempo, o que evita lixo e mosquitos que assombram a população. Quinta-feira, 28, entretanto, o discóbolo estava em meio à água graças à tempestade do dia anterior.
Mães com seus pimpolhos, leitores em busca de paz e cães com donos distraídos em seus celulares são frequentadores da praça, que na hora do almoço é o lugar ideal para descansar antes de voltar ao trabalho.  
A IGREJA

O bonito campanário da igreja de Nossa Senhora do Carmo pode servir de guia para quem se perder nas imediações. A igreja está encarapitada no ponto mais alto da Aclimação, bem próximo do parque municipal. A paróquia Nossa Senhora do Carmo da Aclimação foi criada em 13 de novembro de 1939 por Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Carmo - um presente que a cidade de São Paulo recebeu de Recife (PE), durante a realização do III Congresso Eucarístico Nacional em 1939. O Sr. Gustavo Olynto de Aquino e Dona Elyria Matos do Amaral doaram o terreno para a construção da igreja cuja pedra fundamental foi lançada em 14 de julho de 1940. Em 31 de maio de 1942 foi instalada uma capela provisória no porão da construção, onde foi colocada a imagem. Enfim, a igreja ficou pronta e a inauguração aconteceu em 29 de outubro de 1960. O primeiro vigário da paróquia foi o Padre Cícero Revoredo. A igreja tem atualmente uma segunda imagem da Nossa Senhora do Carmo, que veio de Roma. Há uma procissão anual; as festas juninas e um bazar que mobilizam a comunidade católica. Endereço: Rua Brás Cubas, 163.


  

Nenhum comentário: