terça-feira, 17 de julho de 2018

MOOCA: A TRILHA DO SAGRADO

Um bom paulistano já ouviu falar da Igreja de San Gennaro mesmo que não seja cristão, afinal, suas festas são parte do calendário de eventos de São Paulo. Afinal, Igreja de São Januário ou em italiano San Gennaro é a mais antiga da Mooca. Ela foi fundada em 2 de fevereiro de 1914 pelo arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva. A primeira festa aconteceu em setembro de 1974 para levantar fundos para obras na igreja e foi um sucesso enorme, repetindo-se nos anos seguintes e atraindo cada vez mais pessoas. O segredo: a tradicional comida italiana – caponata de berinjela, sardella, alichella fogazza, pizza e todos os embutidos e queijos possíveis entre muitas outras iguarias. E não falta música, claro. Um dos grandes incentivadores do evento foi o Maestro Záccaro (1948-2003). No dia 19 de setembro ocorre a procissão luminosa que lembra o martírio de San Gennaro. (Rua da Mooca, 950.)
A Paróquia de São Rafael Arcanjo (Largo São Rafael) foi fundada em 1935 e a igreja começou a funcionar em 1938, antes de estar concluída. Em 1940, foi criada a igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho (Rua da Mooca, 3911). Em 1959 o bairro ganhou mais duas igrejas: São Pedro Apóstolo (Rua Ibitinga, 838) e Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários (Rua Almirante Brasil, 125). A antiga capela do Hipódromo, erguida por uma família do bairro, foi doada à Cúria Metropolitana de São Paulo e em 1960 tornou-se a Igreja São Miguel Arcanjo (Rua Taquari, 1100).
        Naturalmente, há igrejas de outras confissões – evangélica, metodista, batista, mórmon, Seicho-Mo-Yê e testemunhas de Jeová; centros espíritas e templo budista.
        Como ir à Mooca? Para pedestres exploradores de lugares da cidade (como eu), basta tomar o metrô e descer na Estação Bresser e no terminal de ônibus pegar qualquer um que cruze a Rua da Mooca ou desça a Avenida Paes de Barros. Rápido e eficiente. Com calçadas bem cuidadas a Rua da Mooca é bem interessante. O bairro tem vários restaurantes, lanchonetes e cafeterias à escolha do freguês. Há também o Shopping Mooca (Capitão Pacheco e Chaves, 313). Quando chegar à Rua dos Trilhos imagine que ali havia um antigo ramal que ligava a ferrovia Santos/Jundiaí ao Hipódromo - este pode ser visto no mapa da cidade de 1895. A prefeitura manteve a denominação popular.

Nenhum comentário: