quinta-feira, 22 de abril de 2021

ADOLFO, ALTAIR, CLEMENTINA...

O Estado de São Paulo tem 645 municípios E cerca de 45 milhões de habitantes. Em tempos de pandemia qualquer coisa me distrai. Prestes a me desfazer de uma agenda antiga, observei numa relação de municípios paulistas que vários deles têm nomes de pessoas ‒ pessoas que devem ter sido importantes para receberem essa homenagem das cidades. Exceção aos presidentes, professores, poetas e literatos, alguns nomes me são totalmente desconhecidos.  

Desconfiava que eles fossem os fundadores das cidades ou políticos regionais. Quem foram eles? Adolfo (1959), que abre a lista de 73 nomes próprios, recebeu essa denominação para se por fim a uma pendenga entre católicos e protestantes, cada um querendo batizar a cidade com o nome da sua igreja. Como o proprietário das terras onde a cidade de desenvolveu chamava-se Adolfo do Amaral Mendonça, nada mais natural do que batizá-la de Adolfo. E não é que o primeiro prefeito chamava-se Adolfo Moreira Filho? O município de Adolfo tem cerca de 3.600 habitantes, os adolfinos. Região Norte do estado.

Clementina era o nome da filha do fundador da cidade João Francisco Vasques. O patronímico dos nascidos lá é clementinense. Região Centro-Oeste. População: 8.757. Lavínia, por sua vez, era o nome da mulher do fundador da cidade: Lavínia Dauntre Salles de Mello. Nascidos em Lavínia são lavinenses. Região Oeste. População: 12.285.

Várias cidades têm seus nomes ligados às estações ferroviárias, que eram conhecidas pelas denominações dos pontos de parada. E muitas mantiveram o nome da estação ‒ como Castilho (1944). Em meados dos anos 1930 chegou à Vila Cauê o engenheiro da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil Alfredo Castilho. A estação ficou conhecida como Alfredo Castilho e quando se formou o povoado o nome já existia desde 1944. E viva os castilhenses! Região Oeste. População: 21.270 habitantes.

Altair pode nos enganar, pois o nome foi sugestão do fundador da cidade e refere-se à estrela Altair que faz parte da constelação da Águia. A vila foi fundada em 1929, tornou-se distrito de Olímpia em 1939 e emancipou-se em 1959.  Norte do Estado. População: cerca de 4.200 habitantes. Altairense é o nome dos nascidos na cidade.

O agricultor mineiro Antônio Zacarias mudou com a família para São João do Marinheiro (Distrito de Cardoso) nos anos 1940. Uma vida de muito trabalho, muito empenho até que se formou o povoado de Zacarias. O povoado se tornou distrito de Planalto em 1948. A luta pela autonomia político-administrativa coube ao filho Lourenço, agropecuarista e político, e levou anos até a vitória em 1991. População em torno de 2.500. Os nascidos na cidade da região noroeste são zacarienses.  

Igreja Matriz de São José. Foto: site do município de Adolfo. Não creditada.


Nenhum comentário: