A ideia era compartilhar
uma matéria do Instituto de Engenharia sobre boas maneiras ou etiqueta para
usar o WhatsApp, mas não encontrei o mecanismo e então copiei o texto. Eu
tenho sérios problemas com o aplicativo porque sou distraída, impaciente e não
gosto de ler e escrever em celular e para isso uso o computador. Assim, mando mensagem
para pessoas erradas, esqueço-me de responder ou não tenho o que responder.
Costumo enviar material específico para umas poucas pessoas. Segue a matéria publicada no site do Instituto de Engenharia.
O WhatsApp realmente veio para facilitar a vida das pessoas, porém, com um comunicador à mão capaz de conectar qualquer um em tempo real, é fácil cometer deslizes. As mesmas regras de etiqueta e bom senso da vida real e virtual valem também para o aplicativo, portanto, fique atento para não ser invasivo ou excessivo e acabar sendo mal visto pelos contatos.
1 -Imediatismo
e risquinhos azuis
Ninguém é obrigado a responder mensagens assim que ler, portanto, ficar
cobrando respostas só porque viu os risquinhos azuis de confirmação de leitura
é um atestado de ansiedade. A outra pessoa realiza inúmeras atividades
diárias que podem impossibilitar responder na hora. Se é urgente mesmo, faça
uma chamada ou escreva que é urgente.
2 -Áudio
Escutar áudios em viva
voz ou no aparelho requer intimidade, privacidade e tempo. Se é uma conversa
longa, opte por fazer uma chamada, e sempre que possível prefira mensagens de
texto, assim você não irá pressionar uma resposta ou irá lotar a memória do
telefone da outra pessoa. As mensagens de voz devem ser curtas, concisas e
reservadas para emergências, quando é mais fácil falar do que digitar.
3 -Emoticons
Os emoticons, ou emojis, devem ser usados com parcimônia, pois além de poluir
visualmente a tela da conversa dão um tom informal e infantilizado à
comunicação. Em mensagens empresariais não utilize estes ícones, pois passam a
impressão de falta de profissionalismo.
4 -Fotos
banais
Ninguém está interessado em ver a foto do seu almoço ou do seu cafezinho;
reserve as fotos banais do dia a dia para outras redes sociais e não para lotar
o celular dos seus contatos.
5 -Atenção
para o conteúdo
Correntes, piadinhas, conteúdo de teor pornográfico, orações e conversas
escritas palavra por palavra, mensagens motivacionais cansam qualquer um nos
grupos. Ninguém merece abrir o aplicativo e ter trezentas mensagens não lidas
sobre banalidades.
6 -Mensagens no grupo
Só escreva nos grupos o que for de interesse comum a todos e que estiver
relacionado ao tema do grupo, da forma mais sucinta possível. A quantidade
excessiva de mensagens acaba com a bateria dos participantes e as notificações
na tela incomodam.
7 -Desviar do objetivo do grupo
É extremamente irritante entrar num grupo de estudos, profissional, ou até de
algum tema específico e ver que todo mundo conversa sobre tudo, menos sobre o
tema. Pior ainda quando as pessoas enviam vídeos que acabam com a bateria dos
participantes e podem prejudicar as pessoas no ambiente profissional. Por
incrível que pareça, existem pessoas que têm a cara de pau de vender produtos
nos grupos.
8 – Adicionar
todo mundo no grupo
Quando você adiciona alguém a um grupo sem consentimento, além de deixar a
pessoa confusa quanto ao motivo, ainda acaba expondo seu número de telefone. É
uma “sinuca de bico”, pois quando a pessoa decide sair do grupo, se não der
satisfação aos participantes, acaba sendo vítima de rumores e fofocas.
9 – Checar
mensagens
Em uma reunião profissional é de péssimo tom ficar checando mensagens do
WhatsApp, primeiro porque é um desrespeito com os outros participantes e também
passa uma imagem de desinteresse para a empresa. O mesmo vale para quando você
está conversando pessoalmente com alguém – deixe para checar as notificações
mais tarde.
10 – Bom dia, bom dia, bom dia
Nem todo mundo acorda empolgadão dando bom dia aos quatro ventos, pelo menos
não na vida real. E quem abre o aplicativo de manhã e lê quinhentas mensagens
de bom dia e suas variações, ou piora o mau humor ou acaba esvaindo a cota
matinal de felicidade, ainda mais se receber essas mensagens às cinco da
madrugada.
11 –Discussão nos grupos
Quando tiver um assunto pessoal com algum membro do grupo, lave a roupa suja
por mensagem privada. Os outros participantes não merecem ficar assistindo o
bate boca de camarote, exibido em diversas notificações na tela.
12 –
Administrador de grupos
O administrador não é aquele que quer reunir os amigos para jogar conversa
fora. Antes de formar um grupo, pense em um objetivo claro e de interesse comum
a todos. AAo convidar as pessoas, explique o motivo do convite, a finalidade do
grupo e quem são os novos participantes.
13 -Público ou privado
Quando te perguntarem algo por mensagem, responda no privado, e quando te
perguntarem em um grupo, responda por ali. Também nunca fale de alguém do grupo
como se a pessoa não estivesse lá – é uma tremenda falta de educação.
14 -Grupos com
profissionais da mesma empresa
Nos grupos profissionais vale a hierarquia da empresa real. Respeite os
superiores, use um vocabulário adequado e deixe as questões mais pontuais para
conversas olho no olho. Nem é preciso comentar que fazer fofocas ou falar mal
de superiores é pedir para ser demitido.
15 – Seduzente
Por incrível que pareça, é cada dia mais comum profissionais abordarem clientes
no aplicativo e mudarem a conversa para uma cantada, chegando ao ponto até de
solicitarem fotos nuas ou as enviarem sem o consentimento. Alguns casos já
viraram meme nacional, como funcionários de empresas de telefonia e a cabo que
adicionavam o número dos clientes no aplicativo e, se achavam a foto da pessoa
interessante, puxavam papo.
16 –
Minúsculas
As mesmas regras para textos, e-mails, e redes sociais valem para o aplicativo.
Só use “caps lock”, letras maiúsculas, se estiver enfatizando algo ou gritando
com a pessoa; caso contrário, passará uma imagem grosseira e deselegante.
17 – Nome
estranho
É muito chato ser abordado por desconhecidos, ainda mais quando usam um nick
estranho ou só o número de telefone. Ninguém é obrigado a descobrir com quem
está falando, portanto, se apresente ao adicionar alguém.
18 – Fotos
comprometedoras e de acidentes
Não se engane: uma vez na rede, sua foto é pública. Portanto, muito cuidado com
suas fotos pessoais e não compartilhe fotos comprometedoras dos outros. Também
não tem nada mais indigesto do que receber fotos de acidentes, cirurgias,
animais doentes e pessoas sendo decapitadas. Não seja essa pessoa deselegante
com gostos mórbidos; não há motivo algum que justifique o compartilhamento de
tragédia.
2 comentários:
Respeito é bom e a gente gosta, né? Beijos.
Não é? Beijos.
Postar um comentário