quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

EM QUE ANO O SR. NASCEU?

 

Ontem, escrevi sobre a juventude da cidade de São Paulo e como pretendia publicar o texto em janeiro de 2022, no aniversário de fundação, coloquei 468 anos. Cheguei a publicar, mas percebi a tempo e mudei. O fato fez me lembrar da história que ocorreu nos anos de 1970 em Santos, quando trabalhava no jornal. Fui entrevistar o deputado federal Athiê Jorge Coury. A matéria devia contar a vida dele, fatos curiosos e a carreira política. Nenhum bicho de sete cabeças. Nada muito extenso, umas três laudas no máximo. Athiê era um político acessível, tinha escritório no prédio em frente ao do jornal, frequentava a tradicional barbearia Salão Cristal e estava sempre pelo Café Paulista. Era ex-combatente de 1932 e tinha sido goleiro do Santos Futebol Clube, que dirigiu por muitos anos e sua gestão foi marcada pelos grandes momentos do clube. Tempo de Pelé, Pagão, Pepe, Zito. Entrevista feita, matéria escrita e publicada. Então, no decorrer do período, como costumam dizer os meteorologistas, vejo o editor acenar para mim lá do Aquário. Assim que entrei, ele já foi me cobrando o erro da data de nascimento do Athiê. “Não tem erro”, afirmei. “Foi o que ele me disse e está devidamente anotado.” O editor, com um jeito gaiato, me informa que se aquela fosse a data certa, Athiê teria sido goleiro do Santos aos nove anos. Como a matéria apenas registrava o lado esportivo dele sem detalhes, não percebi que o digno deputado havia me enganado. Afinal, ninguém erra data de nascimento. Deve ter havido uma nota esclarecedora, mas acho que não foi “erramos” nem tampouco desmascarou a vaidade do ilustre deputado. Athiê Jorge Coury (1904-1992) nasceu em Itu e faleceu em Santos. Desde então procuro sempre confirmar as datas de modo sutil, claro. (Foto: site do Santos Football Club.)

 

Nenhum comentário: