quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

BOAS FESTAS

Recuperar. Readquirir. Reconquistar. Restaurar. É o que se vem tentando fazer na área da praça da Sé, ruas Direita, XV de Novembro, São Bento e Boa Vista, tomada por uma multidão de pessoas enlouquecidas pelas drogas, desajustadas e sem-teto ou sem trabalho. O cenário é desolador. Louvável a iniciativa de promover um Festival de Natal para trazer o público de volta à região, mas às vezes as boas intenções não funcionam bem. No cercado, o mundo da fantasia com Papai Noel e um rinque de patinação entre outras atrações; do outro lado, a realidade do mundo das drogas – um retrato assustador da miséria humana. Pelo que observo, a Praça da Sé é o ponto dos dependentes de droga. Um ambiente predominantemente masculino – raras são as mulheres circulando por lá. Elas costumam ficar nas ruas adjacentes em grupos com parceiros da desgraça. Imagino o trabalho difícil dos funcionários da assistência social, os diálogos, as histórias verdadeiras ou inventadas, as promessas de abstenção e o retorno dias depois. Para os sem-teto e desempregados ainda há esperança, se tanto o esforço do poder público como o do pretendente for real.

(Obs.: Na fila do almoço, há algumas pessoas que não vivem na rua.)

BOAS FESTAS

Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem

Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar

Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar

 *Assis Valente (1911-1958).


Papai Noel, a pista de patinação e outras atrações gratuitas até as 22 horas todos os dias.

Rua Direita decorada para o Festival de Natal.


Rua Direita.

Ali perto, na Praça Clóvis Beviláqua, a fila do almoço. 




Nenhum comentário: