sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

FIM DE NOITE

 

Semana passada à noite, na avenida Paulista, ao sair da estação do metrô vi, caminhando tranquilamente à minha frente, uma pessoa vestida com uma malha justa no corpo e um capuz – tudo vermelho. Era um rapaz jovem por causa do corpo perfeito, andar felino e elegante. Caminhava sem pressa, passando pelos pedestres indiferentes à esdrúxula figura. Confesso que levei algum tempo para matar a charada: tratava-se do Homem Aranha! São Paulo é fascinante! Ninguém virou o pescoço para olhar o Homem Aranha, que sumiu na rua Padre João Manuel. Enquanto esperava o ônibus (que demorou uma hora), gastei uns minutos pensando no motivo que levaria uma pessoa a se fantasiar de Homem Aranha. Era fã do herói? Do inseto? Ia a um baile à fantasia? Ou perdera alguma aposta?

Logo eu estava observando outras pessoas interessantes, como o jovem pai com o filho de uns oito anos conversando – o menino tomava um sorvete, mas logo iniciou algumas corridas em torno do ponto de ônibus; cuidadoso, o pai se levantou do banco para acompanhar o arteiro, que resolveu contar as lajotas da calçada, mostrando que sabia contar muito bem até 15, mas depois as coisas se complicaram um pouco. Eu me distraí e não vi em que ônibus embarcaram. (Nem sinal do meu.)

Acho que o motivo da distração foi o Shopping Center 3. Lembrei do incêndio – faz tanto tempo! O fogo destruiu os prédios da CESP – Companhia Energética de São Paulo, um deles cuja torre ruiu foi implodido... (Nada do ônibus!) Vejo um reflexo nos vidros do prédio à frente e tento adivinhar o que seja – deve ser o relógio do Conjunto Nacional.

O jeito é observar as vitrines do entorno, depois pergunto a uma moça que parece inquieta se ela espera o ônibus 805, não, ela aguarda o Santo Amaro; outra garota diz que também espera o 805 e ele demora muito – como se eu não soubesse! Quase uma hora no ponto e surge o Aeroporto, que até então não dera também o ar da graça. Até que enfim surge o esperado e embarcamos. Pelas janelas vão passando os arranjos natalinos da avenida famosa, mas surpreendente mesmo foi ver o desfile da betoneira gigantesca, toda revestida de luzes e enfeites, com um sistema de som!!!  




Nenhum comentário: