sábado, 21 de fevereiro de 2026

SEXTA-FEIRA NO PIQUERI

 

O Parque Piqueri “Vereador Toninho Paiva” fica próximo de duas movimentadas vias de São Paulo – a Avenida Celso Garcia e a Marginal Tietê, mas é um paraíso verde. O velho Matarazzo, dono da área em que instalou sua casa de campo, tinha bom gosto e, se hoje o lugar é muito bonito, nos tempos do conde deveria ser maravilhoso.

Logo na entrada um perfume de clorofila que meus pulmões estranharam. Vegetação densa que absorve os ruídos externos. Ouvem-se os passarinhos – aliás, de acordo com a Prefeitura há uma boa variedade de aves. A flora também é bastante variada. Há quanto tempo não via bambuzal! Eucaliptos também. Encontram-se espécies ameaçadas de extinção como o cedro (cedrela fissilis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifólia).

A administração funciona em uma graciosa casa branca – tem até orelhão que agora funciona como enfeite; mais adiante outra casa abriga o Ponto de Leitura, uma minibiblioteca com cerca de dois mil livros que os moradores do bairro podem consultar ou retirar por empréstimo.  Os esportistas da região têm pista para praticar corrida, campos de futebol, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e espaço para bocha (nem desconfio como se joga), playgrounds. O lago dá um toque especial ao parque. Na saída, vejo um pássaro tomando banho numa vasilha embora o lago estivesse bem próximo – me olhou feio quando parei para observá-lo. 

O entorno do parque é muito agradável. Ainda restam casas antigas bem conservadas. Uma pausa para um café num supermercado situado em um prédio bonito e com uma decoração original. Próxima parada: Fábrica de Cultura.




Ponto de Leitura.


O Parque está localizado na Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé. Funciona de segunda à sexta-feira das 6h às 18h. Não tem estacionamento. Ele fica a 500m da Avenida Celso Garcia. Ônibus no Terminal D. Pedro II.

Nenhum comentário: