sábado, 8 de setembro de 2018

UM BAIRRO VERDE E AMARELO

Metrô: estação Alto do Ipiranga.
A Semana da Pátria foi um bom motivo para visitar o bairro do Ipiranga. Na estação do metrô Alto do Ipiranga (toda em verde, amarelo, azul e branco) perguntei a um jovem funcionário se havia algum ônibus que passasse próximo do riacho do Ipiranga. Ele me orienta ir até a próxima estação, pegar o trem e descer no Ipiranga, pois o rio passa do lado. Não me lembrava de um trem próximo ao Parque da Independência. Vivendo e aprendendo, assim, lá fui eu. 

Estação Ipiranga: destino Brás.

Estação CPTM Ipiranga. 
Ao descer no Ipiranga, olho a paisagem em torno e não vejo ao redor nada parecido com as imediações do Parque. Peço informação a um funcionário e ele me diz para seguir pela Rua dos Patriotas. Uns quinze minutos de caminhada. Agradeço. Quando saio da estação, realmente há um rio horripilante bem em frente. Cheira mal. Estou na Avenida do Estado. O jovem do metrô nem desconfia que aquele é o rio Tamanduateí e estou em busca do Ipiranga... Oh! Céus.
Rio Tamanduateí: panorama desolador.
Começo a caminhada por uma paisagem urbana árida, que aos poucos melhora. Finalmente, chego ao Parque da Independência, atravesso os jardins franceses até o Monumento e, enfim, localizo o riacho do Ipiranga. Na verdade, eu já conhecia o trecho do riacho que passa junto à Avenida Ricardo Jafet, junto ao metrô Santos-Imigrantes.  

Riacho do Ipiranga. 

O Monumento à Independência, a bandeira e o riacho.
Nessa caminhada, descubro que a Prefeitura de São Paulo ignora o nome correto do museu, que sempre foi Museu Paulista.  


PARQUE DA INDEPENDÊNCIA/MUSEU PAULISTA: METRÔ ALTO DO IPIRANGA, TRÓLEBUS PRAÇA DA REPÚBLICA. DESCER NA RUA PADRE MARCHETTI. 

Nenhum comentário: