segunda-feira, 29 de abril de 2019

A PARTE DO LEÃO





“O cobrador de Impostos”, óleo sobre madeira de carvalho. A obra de 1616 é do pintor flamengo Peter Brueghel II, o Jovem, (1564-1637). Acervo Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa. Só para lembrar que amanhã termina o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Aos contribuintes que tiveram a sorte de ganhar muito nada mais resta do que pagar a parte do leão.
Leão por quê? A expressão remonta a uma fábula citada por Esopo no século VI a.C. e por Platão no século V a.C. e atualizadas por La Fontaine no século XVII, segundo a Revista de História da Biblioteca Nacional (ano 3, nº 31, 2008).
Num cenário pouco provável, o leão convida uma bezerra, uma cabra e uma ovelha para caçar e combina dividir igualmente o que conseguirem. Quando termina a caça o rei dos animais faz a partilha: “Esta é minha, e a razão é que eu me chamo leão (...). A segunda me cabe ainda por direito: o direito do mais forte. Como o mais valente é que eu reclamo a terceira. A quarta, se alguma de vós a tocar, será estrangulada”.

Nenhum comentário: