segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A IMPORTÂNCIA E A BELEZA DA CIÊNCIA

O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela no escuro” é um dos meus livros preferidos porque em uma linguagem simples e agradável mostra a importância da ciência na vida das pessoas e das nações; e aborda temas polêmicos com sensibilidade. O autor é CARL SAGAN (1934-1936), físico que tornou a ciência acessível aos leigos, assim como Stephen Hawking (1942-2018) e Michio Kaku (1947). 

Sagan formou-se pela Universidade de Chicago em 1954 em Artes e no ano seguinte em ciências. Tornou-se professor de astronomia e ciências espaciais na Cornell University e cientista visitante no Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia; foi agraciado com vários prêmios pelos seus trabalhos na divulgação da ciência. Entre suas obras destacam-se “Cosmos” (1980), “Os Dragões do Eden” (1978), “Bilhões e Bilhões” (1997) e “Pálido Ponto Azul” (1994). Sagan nasceu em Nova York em 9 de novembro. 

“Descobrir que o Universo tem cerca de 8 bilhões a 15 bilhões de anos, em vez de 6 a 12 mil anos*, aumenta a nossa apreciação de sua extensão e grandiosidade; nutrir a noção de que somos uma combinação especialmente complexa de átomos, em vez de um sopro da divindade, pelo menos intensifica o nosso respeito pelos átomos; descobrir, como agora parece provável, que o nosso planeta é um dentre bilhões de outros mundos na galáxia da Via Láctea, e que a nossa galáxia é uma entre bilhões de outras, expande majestosamente a arena do que é possível; saber que nossos antepassados eram também os ancestrais dos macacos nos une ao restante da vida e torna possíveis reflexões importantes ‒ ainda que por vezes tristes ‒ sobre a natureza humana.

 

*’Nenhuma pessoa religiosa inteligente acredita nisso. Isso é coisa do tempo do onça’, escreve um dos consultores deste livro. Mas muitos ‘criacionistas científicos’ não só acreditam, como estão fazendo esforços cada vez mais agressivos e bem sucedidos para que isso seja ensinado nas escolas, museus, zoológicos e livros didáticos. Por quê Porque a soma das gerações, as idades dos patriarcas e de outras figuras da Bíblia, chega a esse númer, e a Bíblia não ‘erra nunca’.” (Excerto de “O mundo assombrado pelos demônios - A ciência vista como uma vela no escuro”. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.)

Nenhum comentário: