sexta-feira, 20 de novembro de 2020

TEMPO DE SOMBRINHAS

Você usa sombrinha para se abrigar do sol e guarda-chuva para se proteger da chuva, mas, pelo menos em São Paulo, dizem que sombrinha é  para mulher e guarda-chuva para homem como tentou se justificar alguém quando me pus a protestar por causa do nome equivocado dado ao objeto em questão. Eu considero mais prático o chapéu que deixa as mãos livres. Nesta sexta-feira primaveril de novembro de um ano completamente atípico, resolvi passear pelas telas impressionistas dos séculos XIX e XX já que não posso flanar pela cidade a meu bel prazer. 

A LEITORA, do pintor americano Frank Weston Benson Pintor (1862-1951).



 
LISA COM A SOMBRINHA NA FLORESTA (1867), óleo sobre tela de Pierre-Auguste Renoir. Museu D’Orsay, Paris. Lise Tréhot era companheira de Renoir. Acima à esquerda;

O PASSEIO, Mulher com sombrinha, 1875, Claude Monet, óleo sobre tela, National Gallery (Washington D.C.).  Acima à direita.


THE CONSERVATORY (1879), de Édouard Manet (1832-1883).  Alte Nationalgalerie, em Berlim.




Retrato de Nadezhda Repina (1900), tela dee Ilya Repin (1844-1930). Tretyakov Gallery, Moscou. Acima à esquerda.

SPRING (Jeanne Demarsy), óleo sobre tela de 1881, de Édouard Manet. The J. Paul Getty Museum, Los Angeles. Acima à direita.

MULHER COM SOMBRINHA BRANCA, de Nadezda Petrovic (1873-1915). Norodini Museum Belgrado.

A SOMBRINHA PERDIDA, obra do pintor inglês Arthur Hacker (1858-1919).

2 comentários:

Unknown disse...

Sensível elenco. Great!

Hilda Araújo disse...

Obrigada. Bom final de semana.