sábado, 12 de junho de 2021

LEMBRANÇAS DE SANTOS

Santo Antônio de Lisboa (Portugal) ou de Pádua (Itália)? Tanto faz é o mesmo santo. Explicação simples: nasceu em Lisboa e morreu em Pádua. Santo Antônio, nascido Fernando e de sobrenome ignorado, nasceu provavelmente em 1195 e faleceu em 1231. Morreu com cerca de 40 anos e muitos milagres lhe são atribuídos. É padroeiro de pobres e oprimidos, grávidas, pessoas que desejam encontrar objetos perdidos. Ah! E casamenteiro. Em Santos (SP) há duas igrejas dedicadas ao santo: a mais antiga, construída na primeira metade do século XVI, situa-se no Valongo (Rua Marquês de Herval, 13) e a outra foi inaugurada em 1946 no Embaré (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32) de frente para o mar. 

   

       Na década de 1970, no dia 13 de junho, a Igreja de Santo Antonio do Valongo oferecia os “pãezinhos de Santo Antônio”, após a missa que costumava ser bastante concorrida, especialmente pelos que pretendiam arranjar casamento e achavam que precisavam de um milagre. Não sei se o costume continua... Os tempos são outros ‒ para arranjar namorado agora o intermediário é a santa Internet.

“Il Miracolo del Piede” (1511), de Tiziano Vecellio (1490 - 1573). Local: Basilica Sant'Antonio di Padova ‒ Itália. ( Web Gallery of Art ).

2 comentários:

Unknown disse...

Menina, até o ano passado, eu ganhava pães de Santo Antonio de pessoas amigas que iam às.missas.Também ganhei muitos na IgrejavSanto Antonio do Valongo,onde havia até quermesse. Depois os fiéis passaram a levar seys proprios pães. Com a pandemia não sei precisar se ainda há distribuição mas, como as missas presenciais voltaram, acredito que a tradição permaneça.Eu amava receber os pãezinhos que colocava no arroz e ainda comia um.pedaço. Sou fã de Santo Antonio. Tenho até sua imagem na cabeceira da minha cama, dividindo as honras com Nossa Sra Aoarecida. Bom dia!!!

Hilda Araújo disse...

Minha amiga, agradeço a atualização. A igreja mais antiga aqui de Sampa é dedicada a Santo Antônio, muito bonita. Quase à porta está nosso conterrâneo de guarda - José Bonifácio. Nem precisa dizer que é no Largo do Patriarca. Um forte abraço.