quarta-feira, 16 de junho de 2021

LA BELLA ITALIA

 

LUCCA, na Toscana, já fazia parte do Império Romano no ano 208 a. C. Depois de passar o dia perambulando pelas ruas e praças da cidade murada, visitando museus e, claro, a casa do compositor Giacomo Puccini (1858-1924), fui para a Estação Ferroviária. Como saí por uma porta diferente daquela por onde entrara no centro histórico, fiquei em dúvida se a gare era à direita ou à esquerda. Só havia um senhor na avenida e estava parado na calçada do lado de um poste. Era alto, na faixa dos sessenta anos, bonito e bem vestido. Só tive tempo de dizer “Boa tarde, por favor...”, pois ele abriu um largo sorriso, avançou em minha direção, estendeu a mão e se apresentou: “Boa tarde, sou fulano de tal, muito prazer, como vai...” Fiquei surpresa com tanta cortesia; até parecia que eu era esperada... Resolvi esclarecer logo a situação explicando que eu só queria uma informação sobre a estação ferroviária. O cavalheiro mudou inteiramente de atitude. Muito formal me deu a orientação desejada; agradeci e fui para a estação. Durante a viagem para Prato, onde estava instalada, fiquei pensando no que acontecera. Ele certamente tinha um encontro com uma desconhecida. Com que objetivo? As respostas eram muitas, mas preferi a mais simples: ele era um guia de turismo à espera de alguma cliente enviada por agência ou contratada pela internet, embora o local de encontro fosse pouco confortável. Por que não na Estação ou no quiosque do centro de turismo que era bem próximo? Mistérios que restam desses passeios mundo afora. (Itália, 14 de outubro de 2011.)

Postal adquirido no Museu Puccini.

Nenhum comentário: