sexta-feira, 14 de outubro de 2022

RUAS PERFUMADAS

 

Encontrar um galo guardando uma calçada na Liberdade trouxe-me lembranças da infância em Santos, assim como o cheiro de pão que acabou de sair do forno me lembrou a padaria Cirilo. Às vezes, quando chove, emana dos jardins um odor de terra que me remete a outras paragens; como aquela cantiga que alguém assobiava me levou à era de ouro do rádio. Há um porém nessa viagem a outros tempos: a poluição das grandes cidades aos poucos vai eliminando esses pequenos prazeres das caminhadas, que acabam também por avivar nossas memórias olfativas e as auditivas. O assunto me ocorreu quando percebi que estava, sem dúvida, na quadra mais perfumada de São Paulo formada pelas ruas Tabatinguera, Anita Garibaldi, Carmo e a Silveira Martins, na Sé. O motivo é bem simples: nesse trecho concentram-se lojas de essências que espalham seus perfumes democraticamente pelo entorno que, infelizmente, nem é limpo. A ironia é que a pequena rua das Flores, espremida entre elas, não tem perfume nem poesia... De Santos, sinto falta da maresia.

Nenhum comentário: