sábado, 15 de julho de 2023

MIRANTE DO VALE

 

O belo Viaduto Santa Ifigênia, o "buraco do Ademar". À direita, o prédio centenário do Correio e o CBI Esplanada (o primeiro arranha-céu do Vale, 1948) e o Teatro Municipal. À esquerda, edifícios  Martinelli e Matarazzo (prefeitura) com o jardim na cobertura. 


Quando li sobre a instalação do Sampa-Sky no edifício Mirante do Vale, no Anhangabaú, em agosto de 2021, fiquei curiosa. Em que consiste o brinquedo? Eu descreveria como um balcão todo de vidro, fechado como uma grande caixa a que se tem acesso pelo salão localizado no 42º andar. Quem sabe? Talvez vá até lá um dia. Uma amiga propôs a aventura e lá fomos nós pairar sobre a cidade. Dia maravilhoso – céu azul, temperatura de verão. O cenário é perfeito. Aliás, podemos observar duas paisagens diferentes – uma muralha de concreto a partir das duas plataformas – e outra menos atraente, porém, não menos interessante, visível apenas das janelas comuns. 

Três pessoas à nossa frente e um rapaz – que nos cedeu a vez, não porque fôssemos duas senhoras, mas para ganhar tempo e coragem já que dizia ter pavor de altura. Mesmo sem realmente flutuar a sensação é estonteante. Respiro fundo, peço ao funcionário que acompanha a visita que me dê a mão para pisar na primeira plataforma de vidro – tontura nunca tive, mas 150 metros de altura são novidade.

Admirando todos aqueles prédios não pude deixar de pensar em quantas histórias eles têm para contar...São Paulo tem mais de doze milhões de habitantes – e ali se agrupa apenas uma parte deles. Minha destemida amiga não se restringiu a poses convencionais: só não rolou, mas deitou-se sobre o Vale. O rapaz venceu o medo e aproveitou a aventura. Foi um ótimo passeio. E continua em casa onde se pode com calma tentar localizar ruas e prédios famosos da cidade.

Em tempo: li no site o comentário de alguém que reclamou do prédio velho. Acho que não entendeu que o edifício está situado no CENTRO HISTÓRICO.  O mirante do vale foi inaugurado em 1966 e até 2014 foi o maior arranha-céu do Brasil. Projeto de Waldomiro Zarzur (1922-2013) e Aron Kogan (1924-1961).

Edifício Mirante do Vale. Foto: Hilda Araújo.













Foto: equipe do Sampa-Sky.

Mirante do Vale: Praça Pedro Lessa, 22 – Vale do Anhangabaú. Estaçã
o de metrô mais próxima: São Bento, saída direto no Vale do Anhangabaú. O agendamento e os ingressos são feitos apenas pelo site do Sampa Kky. Os preços são diferenciados nos fins de semana. Após a visita, as pessoas podem aproveitar o belo panorama no café. Equipe muito atenciosa.

Nenhum comentário: