segunda-feira, 2 de abril de 2018


ACLIMAÇÃO: MAIS CURIOSIDADES.
Nos últimos anos, a Aclimação tem registrado o crescimento da população oriental e a força de sua presença pode ser avaliada pela quantidade de restaurantes, chineses, coreanos e japoneses que têm surgido pelo bairro. Embora haja templos de várias confissões e religiões muitos agregam a comunidade coreana, como o templo budista, da Rua Baturité.
O esporte também faz parte do pedaço. Gosta de golfe? A Academia de Golfe da Aclimação fica bem ali na Rua Conselheiro Furtado, 1345. O Tênis Clube Paulista, fundado em 25 de janeiro de 1927, é outra instituição tradicional da Aclimação. Endereço: Rua Nilo.
O esporte mais popular do país tem uma escola municipal que funciona no Parque da Aclimação: Clube Escola de Futebol da Aclimação. Fundada em 1974, é administrada pela Secretaria de Esportes. Passaram por lá, segundo a prefeitura, “Gerson Caçapa (Palmeiras, Atlético Paranaense e Bari e Lecce – Itália), Leandro Amaral (Portuguesa, São Paulo e Seleção Brasileira) e Paulo Sérgio (Corinthians, Bahia, Roma – Italia e campeão mundial em 1994 nos Estados Unidos)”. Nunca ouvi falar deles.
A novidade, entretanto, é o rúgbi. Novidade porque tudo começou em 2012. A Praça Rosa Alves da Silva foi revitalizada graças à ação dos moradores, do São Bento Rugby Club e de um grupo de escoteiros. A área abandonada ganhou um campo de rúgbi e inauguração aconteceu há um ano com uma partida entre o São Bento e o Mogi Rúgbi que terminou com a vitória do time da casa por 42 x 3. Vale a pena visitar a praça, especialmente aos sábados quando há atividade gratuita para a garotada do bairro.
Na década de 1980 ainda funcionava naquela área a garagem da Companhia Municipal de Transportes Coletivos – CMTC. Fundada em 1946 foi extinta em 1995. Anos depois foi criada a praça, ponto inicial do trólebus 408A – Machado de Assis – Cardoso de Almeida, que tem um itinerário ótimo para quem quer conhecer os pontos históricos e turísticos da cidade de São Paulo. Ele passa pelo Centro, Vila Buarque, Higienópolis, Pacaembu e Perdizes. Nesse percurso não faltam mirantes, centros culturais e esportivos, museus, teatros, praças, feiras e restaurantes para todos os bolsos.

Um simpático pianista voador enfeita um centro cultural privado.



Nenhum comentário: