quinta-feira, 19 de abril de 2018

"TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO"
Jorge Benjor

"Se o homem branco quiser viver em paz com o índio, ele poderá viver em paz. Não é preciso ter problema. rate todos os homens como semelhantes. ofereça-lhes a mesma lei. Dê todas as oportunidades iguais para viver e crescer." Chefe Joseph.

“Não se mede a grandeza de um país unicamente pelo nível de renda per capita, nem pelo PNB. Mas, sobretudo, pela capacidade de preservar suas raízes, de conter a variedade dentro da unidade e de atender com justiça aos diferentes grupos que o constituem.”  Orlando Villas Boas (1914-2002). 

Dia 19 de abril: data em que se realizou o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940, no México. A data foi oficializada em junho de 1943. 

Keinahu Kukuro tocando a flauta taquara, 2007, foto de Sue Cunningham.
Divulgação da mostra "Coração do Brasil".
A fotógrafa britânica Sue Cunningham documentou a vida das populações indígenas ao longo do rio Xingu em 2006, com os recursos do Prêmio Neville Shulman, da Royal Geographical Society de Londres que o projeto ganhou.

Chefe do deserto - Navaho, 1907, foto de Edward Curtis.
Edward Sheriff Curtis (1868-1952), fotógrafo e etnólogo norte-americano, fotografou cerca de oitenta nações indígenas entre 1901-1930. Fez mais de quatro mil fotos e grande parte delas encontra-se na coleção “The North American Indian", uma das mais importantes da cultura indígena. 



Nenhum comentário: