domingo, 29 de abril de 2018


UM DIA DO BRASIL NA HISTÓRIA 

Há 73 anos 14 mil homens da 148ª Divisão de Infantaria Alemã e integrantes da 90ª Divisão de Infantaria Mecanizada e de italianos da Divisão Itália renderam-se ao 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em Fornovo, na Itália, durante a II Guerra Mundial. Um feito extraordinário: a 148ª Divisão de Infantaria foi a única que se rendeu integralmente, na Itália, antes do armistício.
Os contatos para rendição foram realizados pelo vigário Alessandro Cavalli, de Neviano di Rossi, que redigiu o ultimato aos alemães e serviu de correio entre as tropas brasileiras e alemãs. O representante do general Otto Fretter-Pico foi o major Kuhn, comandante das tropas alemãs, que se apresentou ao posto de comando do 6º Regimento em Colecchio, iniciando-se o processo de rendição. A única exigência do oficial alemão foi que se começasse com entrega dos oitocentos homens feridos, o que foi aceito sem problema. O general Otto Fretter-Pico e o general italiano Mario Carloni supervisionaram a rendição e se apresentaram aos oficiais da FEB no fim do dia 30 de abril.
Vários brasileiros receberam medalha por ação nas batalhas de que participaram: Geraldo Baeta da Cruz, Geraldo Rodrigues de Souza, Arlindo Tavares Pontes, Arlindo Lúcio da Silva, Tertuliano Pinto Ribeiro, Olavo Soares do Amaral; sargentos Ivo Limoeiro, José Fonseca e Silva; tenente Gervasio Deschamps Pinto. Em homenagem à bravura do sargento Max Wolf Filho, morto em 12 de abril de 1945, foi criada uma medalha com o seu nome.
O efetivo da Força Expedicionária Brasileira foi de 25.334 pessoas (20 eram enfermeiras das unidades de saúde). No período de ação, que durou oito meses e 19 dias, a FEB perdeu 443 homens entre soldados e oficiais cujos corpos, depois de um período no cemitério de Pistoia, foram transladados para um lugar especial: o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo período houve cerca de três mil feridos.
Homenagem aos veteranos da FEB em São Paulo, 2017. 



Monumento aos soldados brasileiros em Porreta Termi, Itália, 2011.

Placa do monumento. Foto: 2011.

Nenhum comentário: