sábado, 29 de dezembro de 2018

VOU DE METRÔ


Se o metrô paulistano está longe de cobrir a área urbana de São Paulo como o parisiense – até porque é muito recente, pode-se chegar praticamente a todos os pontos da cidade, graças aos sistemas de interligação com trens e ônibus e o apoio de estacionamentos com preços diferenciados. É fundamental para milhares de pessoas, que todos os dias se deslocam pela cidade para o trabalho ou para estudo, é precioso para quem deseja um lazer de qualidade: teatro, cinema, museus, exposições, parques, bibliotecas, clubes...
Um bom exemplo é a Linha Vermelha (Leste- Oeste). O Teatro Municipal de São Paulo fica a uma quadra da Estação do Anhangabaú e o Teatro São Pedro, a duas da Estação Marechal Deodoro. Ao longo da mesma linha há várias atividades culturais: o complexo cultural da Praça das Artes, a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça D. José Gaspar com esculturas de escritores clássicos. 

Difícil mesmo é escolher o que fazer ao longo da Linha Verde (Vila Madalena-Sacomã). Entre as estações Paraíso e Consolação há a Casa das Rosas, Japan House, Instituto Cultural Itaú, SESC Paulista, MASP, Instituto Moreira Salles, além de shoppings, cinemas e bares restaurantes e bares. 

E por falar em bares, o reduto preferido do paulistano é no final da linha – Vila Madalena. Na outra ponta, a estação do Alto do Ipiranga é a partida para um passeio pela história da Independência do Brasil. Bem em frente à estação, há um trólebus que passa próximo ao Parque da Independência e bem em frente ao Museu de Zoologia da USP. Embora o Museu Paulista esteja fechado para restauro, o passeio é muito bonito.  
Do Tucuruvi ao Jabaquara, Linha Azul (Norte-Sul), também não faltam ótimos passeios. Entre as estações Sé e Tiradentes encontram-se os Centros Culturais Caixa e Banco do Brasil, Pátio do Colégio (Sé); Mosteiro de S. Bento e Mercado Municipal (São Bento); Sala São Paulo, Pinacoteca de São Paulo e Jardim da Luz, Museu de Arte Sacra (Luz), Arquivo Histórico Municipal (Tiradentes). Na estação Carandiru, há o Parque da Juventude com a ótima Biblioteca de São Paulo (foto).
Para os amantes de esportes, um bom veículo para ir ao clube torcer por seus times: os palmeirenses contam com a estação Palmeiras-Barra Funda; corintianos, com a Corinthians-Itaquera.
Arena Corinthians.
Mas isto é apenas um esboço. Há muito mais para se fazer em São Paulo de Metrô.
 Para mim a estação mais bonita é a do Alto do Ipiranga. A Estação Sé me parece um retrato vivo de São Paulo. A mais desagradável é a estação da Consolação por ser estreita e incompatível com o intenso fluxo de passageiros em horário de pico. A estação mais profunda do Metrô é a de Pinheiros, que fica a 30 metros da superfície.
Rápido e eficaz, limpo e seguro, o metrô é o melhor sistema de transporte do paulista, embora eventualmente apresente problemas.
Fotos: Hilda P. Araújo.

Nenhum comentário: