sábado, 27 de julho de 2019

DIAS DE PAZ E SOSSEGO

O que Patras, situada na região do Peloponeso, tem em comum com o Rio de Janeiro? O Carnaval – um dos mais animados da Europa. É a terceira maior cidade da Grécia – tem pouco mais de 200 mil habitantes. Há alguns anos comecei a ler a Guerra do Peloponeso, de Tucídides, mas ainda não terminei. Muito resumidamente foi um conflito entre Esparta e Atenas (Ática) que durou de 431 a 404 a.C. O motivo: Esparta opunha-se ao crescimento político de Atenas.

A viagem da capital grega para Patras dura pouco mais de duas horas. A paisagem do litoral é deslumbrante. (A viagem de 215 km pode ser feita de ônibus ou de trem com conexão de ônibus em Kiaro.) 
Para quem não tem carro, há as escadarias em ótimo estado. 


Vista parcial da cidade a partir do castelo. Destaca-se a catedral.
O castelo (Castro), situado na antiga acrópole de Patras, no topo da montanha Panachaiko, foi erguido por ordem do Imperador Justiniano, em 551 após um grande terremoto. Na verdade, o que sobrou do castelo. De lá há uma boa visão da cidade. 

Construído por volta de 160 dC, o Odeon Romano está localizado na parte alta da cidade. Ligado à Ágora Romana, o tetro foi destruído devido a terremotos e guerras, ficando esquecido até ser redescoberto em 1889. No entanto, somente em 1956, após muitos anos de escavações, pôde ser restaurado e, atualmente, continua em atividade com concertos e apresentações teatrais. 

A Catedral de Agios Andreas, construída no século passado, é a maior igreja do país. Em um relicário encontram-se o crânio de Santo André e pedaços da cruz em que foi sacrificado. 


O símbolo da cidade é o Farol, réplica do original que ficava nas docas de Ayios Nikolaos (São Nicolau). No porto, muito movimento nos horários de chegada e partida dos grandes ferries a caminho da Itália ou das ilhas, mas principalmente quando há algum evento - shows ou feiras. 


Música, exposição de carros e a noite só está começando...

Depois das caminhadas nada como buscar uma boa sombra ou se refugiar num dos muitos cafés para saborear um café frapé e refletir sobre tudo e nada...  


Nenhum comentário: