terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

BRINCADEIRAS ANTIGAS

O tempo anda curto. Saí cedo para ver a exposição de Eunice Coppi sobre BRINQUEDOS ANTIGOS no Centro Cultural dos Correios. Ela usa a técnica papel e goma com um resultado bem interessante. Tudo muito colorido. Ela trabalhou brincadeiras de rua ‒ do tempo em que a garotada podia se divertir com os vizinhos sob o olhar atento da mãe que, em meio aos afazeres, ficava de olho no que acontecia lá fora pronta para resolver as pendengas ou desobediências às suas regras.
                           
Os bonecos de Eunice brincam de cobra-cega (ou cabra-cega), pula-carniça (sela ou mula), jogo do pião, balanço e tantas outras invencionices de criança. A comerciante me lembrou da barraquinha de feira que eu tive, mas foram as duas meninas fazendo bonecas que me trouxeram uma recordação perdida no baú do tempo.


Eu gostava de ganhar retalhos para “costurar” as roupas para as bonecas, coitadas, sempre mal vestidas porque com certeza a costureira era de quinta categoria. Elas acabavam usando mesmo as roupas com que vinham de fábrica. Acho que eu gostava era de juntar os tecidos diferentes, coloridos que iam chegando, levados por amigas da família.

Eunice Coppi é mineira de Sabará e mora em São José dos Campos (SP). 

Nenhum comentário: