segunda-feira, 6 de abril de 2020

CONFINAMENTO E COMEMORAÇÃO


Em 1970, quando estava no último ano do Curso de Jornalismo, comecei a estagiar no Jornal CIDADE DE SANTOS exatamente no dia 6 de abril, também uma segunda-feira. Não lembro quem era o chefe de reportagem, mas a entrevista para o estágio foi com Argemiro De Paula, na semana anterior. A sugestão para fazer o estágio foi de Nilton Tuna, colega de classe e que já trabalhava no jornal. Deve ter sido difícil na ocasião superar a timidez, minha principal característica, o que naturalmente não escapou à observação de De Paula. Ao me despedir, não sei como, ele deu um jeito de colocar um grampeador dentro da minha bolsa. Já estava perto de casa, quando descobri o objeto estranho, e sem entender como ele fora parar lá, voltei imediatamente à redação para devolvê-lo. De Paula não esperou que eu saísse para espalhar o resultado da brincadeira, a primeira de muitas que fizeram (De Paula, João Sampaio, Alci e Itamar) até que um dia superei a timidez.
Idos de 1970: plantão de fim de semana na redação à procura de notícia.
E como era praxe, nos primeiros dias, o foca acompanhava um jornalista para aprender a rotina do jornal e a premiada para a tarefa foi Ercília Feitosa. A pauta era sobre o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e lá fomos nós duas à secretaria municipal, ocupada pelo médico Áureo Rodrigues, para saber da programação para a data e outros que tais. Faz tempo, hein, Ercília? Fui contratada em 1º de maio de 1970, junto com o repórter fotográfico Mario Tadei, o italiano.
Alguém já disse que se você fizer o que gosta, não trabalhará nunca. Acho que é verdade. Claro que houve dias de tormenta, que fazem parte da vida. No CIDADE DE SANTOS, aprendi com grandes profissionais, fiz grandes amigos, muitos dos quais me incentivaram a explorar mais a fundo o fantástico mundo da literatura, do cinema e do teatro (principalmente Elaine Saboya, Roberto Peres e Zezé Gonçalves). Como ainda estudava música, Eduardo Leite sempre aparecia com novas gravações de compositores eruditos. Zezé Gonçalves, com suas viagens e as narrativas de suas aventuras pelo mundo, foi (e continua sendo) o meu modelo.
Enfim, comemoro 50 anos de profissão. Uma profissão que me deu prazer, algumas vezes exigiu sacrifícios, mas principalmente me proporcionou ao longo do caminho um grande aprendizado e amigos maravilhosos.
A comemoração, como não poderia deixar de ser, será em casa.



(De Paula, João Sampaio, Alci, Eduardo Leite, Roberto Peres e Itamar, infelizmente, já faleceram.)

5 comentários:

Unknown disse...

Comadrecita,ja somos amigas há 50 anos. Sua narrativa de aprendizadi foi bem a minha. A exceção foi o grampeador. Também fui registrada no dia primeiro de maio. Na chefia estavam o Lisita e o Jacaré (não me lembro o nome dele.
O Lisita foi quem me admitiu e o Jacaré me demitiu por causa de uma matéria sobre uma festa junina, na ZNO.

Hilda Araújo disse...

Minha amiga,foram muitas aventuras partilhadas naqueles anos juvenis. Especialmente enchentes. A história da festa junina ficou famosa, mas felizmente recuperaram o juízo e a readmitiram em seguida, afinal a matéria tinha um sabor bem brasileiro e só tolos poderiam se melindrar. Forte abraço.

ideias.iniciativas disse...

Parabéns, Hilda. Fico feliz por ter acompanhado uma pequena parte desses 50 anos de exercício do bom jornalismo. Bjo.

jose carlos disse...

Parabéns pelos seus 50 anos de militância nessa instigante profissão, cuja data, antecede ao dia do jornalista (7 de Abril). Júlio Cesar, imperador Romano, marketeiro militante, criando o ACTA DIURNA newsletter palaciano, já informava o povo sobre suas leis e taxação de impostos (abusivos). Continuo aguardando o projeto do seu novo livro sobre viagens e curiosidades de terras distantes.

Um fraternal abraço... dessa vez não me queixei de artroses, e outras mazelas da pior idade !!!!!

Hilda Araújo disse...

Obrigada, Serginho. Obrigada, José Carlos. Hoje, 7/4/2020, comemora-se o dia do jornalista. Como podemos notar, a ACTA DIURNA continua atual: os impostos mantêm-se altos. Se houver um novo livro, avisarei. Beijos para meus dois grandes amigos.