quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

RAINHA DA NOITE

Último dia de 2020, com “Rainha da Noite”, ária da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, na belíssima interpretação da soprano alemã Diana Damrau (1971). Diana Damrau é uma soprano coloratura, ou seja, tem a voz mais aguda de todas. Nesta cena, arrebatada pelo desejo de vingança, a ambiciosa rainha exige que a filha mate o rival dela, o sacerdote Sarastro, ameaçando repudiá-la caso ela não a obedeça. Na verdade, o titulo da ária é “A vingança do inferno ferve em meu coração”. Libreto de Emanuel Schikaneder (1751-1812). Amadeus Mozart morreu em 5 de dezembro de 1791 aos 35 anos.


Tradução (desconheço o autor)

A vingança do inferno ferve em meu coração;
Morte e desespero flamejam ao meu redor!
Se Sarastro não sentir as dores da morte por você,
Então nunca mais você será minha filha.

Repudiada será para sempre,
Abandonada será para sempre,
Destruídos serão para sempre
Todos os vínculos naturais
Se Sarastro não for morto por você!
Ouçam, deuses da vingança, ouçam o juramento da mãe!





2 comentários:

Lu Antunes Pinheiro disse...

Hilda, que belíssima peça você postou! Parabéns pelo blog! Meu pai sempre compartilha conosco suas postagens! Creio que não se lembra de mim, mas minha querida mãe Ana Rosa sempre falou de vc de com muito carinho! Feliz 2021! Lu Antunes Pinheiro.

Hilda Araújo disse...

Lu, que prazer ter notícias suas. Assim que vi seu nome a identifiquei. Ana Rosa era uma pessoa maravilhosa e só deixou-nos ótimas lembranças. Infelizmente, partiu cedo; lembro sempre dela com muito carinho. Seu pai é outro grande amigo, outra pessoa maravilhosa e muito bem humorada. Sou privilegiada por tê-los como amigos. E de longa data. Quanto ao vídeo, é realmente arrepiante pela força da interpretação e beleza da música. Fico feliz por saber que gostam do blog. Um ótimo ano para vocês. Com muita saúde e realizações. Beijos.