segunda-feira, 29 de março de 2021

A INFELIZ INFÂNCIA DE UM MARECHAL



Escolhi um trecho das memórias do Marechal Montgomery ‒ Bernard Law Montgomery, 1º Visconde Montgomery de Alamein
(1887-1976) ‒ que comandou as forças britânicas na II Guerra ‒  pela forma como narra a infância. Ele era filho de um pastor, Henry Montgomery. A mãe Maud Farrar, além de cuidar de nove filhos, tinha muitas obrigações na comunidade decorrentes da posição do marido.

 

DIAS DA INFÂNCIA

"Nasci em Londres, no vicariato de São Marcos, em Kennington Oval, no dia 17 de novembro de 1887. [...] Posso dizer com certeza que minha infância foi infeliz. Deveu-se isso ao choque de vontade entre minha mãe e eu próprio. Meu começo de vida foi uma série de violentas batalhas de que invariavelmente minha mãe saía vitoriosa. Se eu não pudesse ser encontrado em parte alguma, ela tinha de dizer: “vá ver o que o Bernardo está fazendo e lhe diga que pare com isso”. Mas as constantes pelejas e as sovas com uma vara – e estas foram frequentes ‒ de nenhum modo me intimidaram. Não contei com a simpatia de meus dois irmãos mais velhos: eram mais ajeitáveis, de disposição mais pacífica e facilmente aceitavam o inevitável...

Constituíamos uma família vitoriana média.

[...]

Portanto, minha mãe deu à luz a nove filhos ao todo. [...] Sempre nos mantivemos na linha. Nunca houve escândalos na família; nenhum de nós se apresentou às cortes de polícia ou à prisão; nenhum de nós se apresentou às cortes de divórcio. Uma família sem interesse ‒ alguns podem dizer. Mas agora que tudo está dito e feito, reconheço que mamãe foi uma mulher realmente notável, de caráter forte e austero. Fez crescer a família à sua moda; ensinou-nos a falar a verdade, qualquer fosse a consequência e, tanto quanto me lembro, nenhum de seus filhos praticou algo de que ela se envergonhasse.”  

MEMÓRIAS DO MARECHAL  MONTGOMERY. IBRASA: São Paulo, 1960.

Nenhum comentário: