segunda-feira, 4 de outubro de 2021

COISAS DE SANTOS

Abri meus arquivos de anotações e encontrei algumas curiosidades sobre a Baixada Santista coletadas em periódicos locais, pouco úteis, mas interessantes. Os costumes o mudaram muito ao longo do século XX e continuam mudando de forma acelerada.  

       Em janeiro de 1921, registrou-se a inauguração do Recreio Esportivo: ”no qual serão disputadas renhidíssimas quinelas (sic) sempre pelos hábeis pelotários do magnífico quadro desta casa de diversões. Serviço de bar de primeira ordem e banda de música. Entrada franca às pessoas decentemente trajadas, reservando-se a empresa o direito de vedá-la a quem julgar conveniente”.

 ·         Yvone D’Ascola, nadadora do Clube de Regatas Saldanha da Gama, venceu a Travessia a Nado do Canal em 1942 (já vencera em 1939). A revelação da prova foi Armando Veridiano Laranja, um menino de 11 anos que chegou entre os dez primeiros. Nos anos de 1959, a prova de um quilômetro entre as ilhas de São Vicente e Santo amaro foi institucionalizada pela Lei 1.190/1951.

·           Em janeiro de 1941 foi lançada a subscrição pública para a construção dos quadros da Via Crucis no caminho do Monte Serrat. Uma iniciativa de A Tribuna. Em outra página o jornal tranquilizava os leitores com a notícia de que o “conhecido ratoneiro Amaro Gentil foi preso”. Na gíria da época ratoneiro era ladrão. 

 ·         Em plena II Guerra Mundial (1939-1945), o espanhol José Esteves Gil, residente em Santos, construiu um avião bombardeiro feito de bambu e no dia 17 de novembro de 1942 fez o experimento no Canal 2 com a praia. Se ele alçou voo e o que ele bombardeou não ficou claro, porém não houve mortos nem feridos. A não ser para o leitor.

 

·         Em janeiro de 1952, a jovem Terezinha Amado foi eleita a mais bela banhista de São Vicente em concurso promovido pelo Atlântico Clube Vicentino. Terezinha tinha 18 anos e estudava no Colégio Martim Afonso. Lea Maria Nogueira e Dulce Wagon (?) foram, respectivamente, a segunda e terceira colocadas. 

 

·         Leontina Duarte foi eleita Rainha dos Estudantes de 1953. Irene Peres e Diva Enckin ganharam o título de princesas. Promoção do Centro dos Estudantes de Santos, ora vejam só! O baile de gala aconteceu no grill do Atlântico Hotel, no Gonzaga, com animação da orquestra de Cabral Jr., K. Pinto e Paschoal Mililo. 

·         Bem antes de ser criado no Brasil o concurso Bebê Johnson, Santos já tinha escolhido o mais lindo bebê da cidade: a garotinha Regina Maria, filha de Maria José Meira Cotrofe, residente à Rua Germano Melchert, 12 - Embaré. O concurso foi uma promoção da Assistência à Infância de Santos, centenária instituição santista. A Tribuna, outubro de 1952. Já o famoso concurso da Johnson & Johnson começou apenas em 1965 e teve períodos de interrupções.

 ·         E não é que a cidade de Santos teve seu Rei do Tango? O milongueiro chamava-se João Pacheco Dutra e mereceu uma notinha no matutino santista no idos de 1952.


Fernando Botero (1932): Tango dancers.


Nenhum comentário: