sexta-feira, 29 de outubro de 2021

UM ÔNIBUS PARA INSONES

Há muitos anos, quando chovia muito no final da tarde e o córrego Pirajuçara inundava a entrada da USP, os congestionamentos eram um sério transtorno. Em uma dessas ocasiões, ônibus lotado, ficamos parados quase uma hora um pouco antes do córrego. Um dos passageiros era o Piauí, que dialogava entusiasticamente com seu velho amigo invisível (mas real para ele). Piauí, ex-aluno, tinha sérios problemas mentais e “estabelecera” seu território na Faculdade de Filosofia havia muitos anos. De repente ouviu-se uma moça gritando: “Para, para, eu ia descer em Santana!”. Risadas gerais. O ônibus nem saíra do campus. O cochilo valeu boas risadas, o constrangimento dela logo superado e um intervalo no papo sério de Piauí.

Lembrei-me do fato porque acabei de ler no Washington Post que uma empresa de turismo de Hong Kong criou uma linha de ônibus com um percurso de cinco horas especificamente para passageiros dormirem! A iniciativa foi baseada na observação de que os ônibus de dois andares têm sido muito populares entre os passageiros que desejam tirar uma soneca.

De acordo com um clínico geral da cidade, esse é um sinal de alerta para distúrbios do sono e conta que o problema dobrou com a pandemia. O ritmo estressante da cidade é um dos motivos da insônia. Muitas pessoas levam travesseiros para o trabalho e na hora do almoço procuram hotéis cápsula que oferecem check in por uma hora.  

         Uma pesquisa da Universidade Chinesa de Hong Kong mostrou que 
cerca de 7 a cada 10 pessoas ouvidas relataram ter tido insônia, e 60 %
delas não podiam dormir por causa da pandemia e da agitação social 
nos últimos anos. Aproximadamente 40 %o disseram que o estresse no 
trabalho e na escola lhes afeta a qualidade do sono.

No ônibus, o ruído do motor e o ritmo do veículo em movimento ajudam a pegar no sono. O veículo para os insones dispõe de 31 assentos no piso inferior e 55 no superior; os bancos são revestidos de couro artificial e têm suporte para a cabeça; o passageiro recebe máscara para dormir e tampões para os ouvidos. O trajeto inclui breves paradas para o uso do banheiro e, como é um ônibus de turismo, também há paradas nos pontos de interesse para quem quiser desfrutar do panorama.

Bom sono!    


O ônibus de dois pisos de São.i Paulo, introduzido pelo prefeito Jânio Quadros (1917-1992). Podem ser vistos no Museu dos Transportes de São Paulo.

Nenhum comentário: