segunda-feira, 26 de setembro de 2022

MEU CORAÇÃO...

Uma união perfeita da obra de Pixinguinha com a João de Barros, o Braguinha, resultou em uma das mais belas composições da música popular brasileira. Nem Pixinguinha lembrava ao certo o ano em que compôs o chorinho, pois em vários depoimentos as datas variam. A primeira gravação instrumental foi realizada em 1928 pela Orquestra Típica Pixinguinha – Donga. A letra, entretanto, só foi composta em 1936. Em outubro daquele ano, a cantora e atriz Heloísa Helena (1917-1999) participaria de um evento beneficente no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e pediu a Braguinha uma canção inédita que a destacasse no espetáculo. Como Braguinha não dispusesse no momento de nenhuma, aceitou a sugestão de Heloísa Helena para criar versos para “Carinhoso”. Braguinha procurou Pixinguinha, que aprovou a ideia, e no dia seguinte Braguinha entregou a letra para Heloísa Helena. Em 1937, o cantor Orlando Silva (1915-1978) fez a primeira gravação de “Carinhoso”. Com arranjo de Radamés Gnatalli, o disco teve a participação de Pixinguinha (flauta), Luiz Americano (em um dos clarinetes), Garoto (cavaquinho) e Perrone (bateria).




https://www.youtube.com/watch?v=mGG3Di84wp8

Meu coração
Não sei por quê 
Bate feliz, quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim, foges de mim

Ah! Se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E muito e muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim


Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor
Dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim, então,
Serei feliz, bem feliz.

Nenhum comentário: