quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

LEPIDOPTEROFOBIA

Borboletário. Palácio das Indústrias. Nem cheguei perto.
Acabo de descobrir que sofro de motefobia. Não sabia que ter medo de borboletas tinha um nome tão exótico. Na verdade, aplica-se ao medo de todos os insetos. Embora não aprecie insetos em geral, eles não me incomodam, mas desde que me entendo por gente borboletas me descontrolam. Só as vivas porque nunca me incomodei com aquela arte kitsch feita com asas de borboletas comum em lojas frequentadas por turistas estrangeiros; entretanto, evito as coleções de insetos de museus de zoologia. Fotos ou desenhos de borboletas não me amedrontam, pois felizmente elas não saem voando de livros ou molduras. Há outro nome, que considero mais adequado para meu “caso”: LepidopterofobiaLepidoptera é palavra grega para identificar grupo ou classe de borboletas e mariposas. 
Ama borboletas? Bom para você. Eu já dei muitos vexames por causa delas – já deixei um restaurante em meio à refeição porque uma inconveniente entrou no recinto. Na rua, saio em disparada ao ver a desagradável criatura. E decepcionei o diretor de um parque estadual que me pediu para fazer uma reportagem sobre um “espetáculo maravilhoso”, mas quando me disse que se tratava de uma revoada de borboletas, fui logo dizendo “nem pensar”. O repórter fotográfico registrou o evento, afinal, uma imagem vale por mil palavras.  
Washington, DC: passei longe.
New Orleans: não, obrigada.
PS. Para mim o assunto nunca é velho. 

Nenhum comentário: