domingo, 21 de janeiro de 2018


O CHAFARIZ, O TREM E A ACADEMIA. 

LARGO DA MEMÓRIA monumento mais antigo da cidade. Em 1814, com a abertura da estrada do Piques, ligando a cidade ao interior, foi construído o largo com um chafariz e um obelisco. Obra do engenheiro Daniel Pedro Muller. A ferrovia mudou o fluxo dos transportes da cidade. Em 1872, o chafariz foi removido. O local foi reformado em 1919 e o projeto assinado por Victor Dubugras (arquiteto) e o José Wasth Rodrigues (artista plástico) introduziram um novo chafariz e acrescentaram um pórtico de azulejos com cena do largo antigo. Tombado pelo (Condephaat) em 1975. Infelizmente, encontra-se pixado.

ACADEMIA DE DIREITO do Largo de São Francisco, criada em 11 de agosto de 1827, junto com a Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a funcionar nas instalações do Convento de São Francisco. A primeira aula do curso jurídico, como se chamava então, foi no dia 1º de março de 1828. A cidade de São Paulo mudou com a academia: atraiu jovens de várias regiões do país e ganhou e, como diz Renato Pompeu de Toledo, “algum tipo de vida intelectual”. Daquela época só existem as igrejas da Ordem Terceira e do Convento de São Francisco de Assis. O prédio atual da Faculdade de Direito da USP, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, é da década de 1930. Projeto de Ricardo Severo. Estilo eclético. 









A Ferrovia: novo impulso para a cidade. O prédio da Estação da Luz, um dos cartões postais de São Paulo, data de 1901, entretanto, o sistema ferroviário de São Paulo começou a ser implantado em 1860: a primeira estaca foi colocada junto ao cais do Valongo e convento de São Francisco em Santos em 15 de maio daquele ano. 

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