O CHAFARIZ, O TREM E A ACADEMIA.
LARGO DA MEMÓRIA monumento mais antigo da cidade. Em 1814, com a abertura da estrada do
Piques, ligando a cidade ao interior, foi construído o largo com um chafariz e
um obelisco. Obra do engenheiro Daniel Pedro Muller. A ferrovia mudou o fluxo
dos transportes da cidade. Em 1872, o chafariz foi removido. O local foi
reformado em 1919 e o projeto assinado por Victor Dubugras (arquiteto) e o José
Wasth Rodrigues (artista plástico) introduziram um novo chafariz e
acrescentaram um pórtico de azulejos com cena do largo antigo. Tombado pelo (Condephaat) em
1975. Infelizmente, encontra-se pixado.
ACADEMIA DE
DIREITO do Largo de São Francisco, criada em 11 de agosto de 1827, junto com a
Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a funcionar nas instalações do
Convento de São Francisco. A primeira aula do curso jurídico, como se chamava
então, foi no dia 1º de março de 1828. A cidade de São Paulo mudou com a academia:
atraiu jovens de várias regiões do país e ganhou e, como diz Renato Pompeu de
Toledo, “algum tipo de vida intelectual”. Daquela época só existem as igrejas da
Ordem Terceira e do Convento de São Francisco de Assis. O prédio atual da Faculdade
de Direito da USP, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, é
da década de 1930. Projeto de Ricardo Severo. Estilo eclético.
A Ferrovia: novo
impulso para a cidade. O prédio da Estação da Luz, um dos cartões postais de
São Paulo, data de 1901, entretanto, o sistema ferroviário de São Paulo começou
a ser implantado em 1860: a primeira estaca foi colocada junto ao cais do
Valongo e convento de São Francisco em Santos em 15 de maio daquele ano.
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